60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira

QUESTÕES DE ESTÉTICA E IDENTIDADE NACIONAL EM MACUNAÍMA, DE MÁRIO DE ANDRADE

Fernando José da Silva e Alvim3
Marilúcia Mendes Ramos3

1. Fernando José da Silva e Alvim
2. Departamento de Estudos Lingüísticos e Literários
3. UFG
4. Orientadora: Profa. Dra. Marilúcia Mendes Ramos


INTRODUÇÃO:
A obra de Mário de Andrade já vem sendo largamente estudada em vários aspectos, contudo, as possibilidades de novas abordagens, principalmente de maneira interdisciplinar, são vastas. Defendemos que não existe momento mais propício para a retomada dos estudos da Obra de Mário de Andrade, especialmente de Macunaíma, neste momento histórico em que tanto discutimos as identidades e os processos de deslocamento na Pós-Modernidade. Mário sugere um nacionalismo estético que se funda na tradição criando uma orientação, um sentido e uma identificação coletiva por meio de um imaginário comum donde emerge a consciência histórica nacional.

METODOLOGIA:
Tomamos, então, dois eixos para entendermos Macunaíma, o da arte de narrar – como reflexão estética – e o da interpretação da nossa situação nacional – como reflexão histórica e ideológica – buscando, desta maneira, entender a contribuição de Mário de Andrade para a literatura brasileira e para a nossa consciência histórica nacional.

RESULTADOS:
Exporemos como resultados até o momento a identificação de algumas definições e a discussão de alguns conceitos retirados dos escritos de Mário de Andrade. Estes, por sua vez, vem nos auxiliando na compreensão da criação estética do modernista, assim como da sua idéia de arte.

CONCLUSÕES:
A discussão sobre identidade nacional está muito vigente no meio acadêmico seja nas ciências humanas, nas letras ou nas artes. Afirmamos isso pela nossa intensa participação em congressos, conferências, simpósios, encontros, além dos vários meios de divulgação por onde circula a produção acadêmica, sejam eles impressos ou virtuais, no qual percebemos a presença do tema de forma recorrente nas mais variadas formas de abordagem. Nossa intenção tem sido fomentar a discussão sobre a obra do escritor modernista Mario de Andrade e incentivar novos pesquisadores a estudar os textos deste autor. Isso se dá principalmente porque acreditamos que não existe momento mais propicio que este de discussões identitária, que estamos vivendo, para retomamos reflexões que foram, e são ainda hoje, fundamentais para nossa idéia de Brasil.

Instituição de fomento: CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Macunaíma, estética, identidade nacional

E-mail para contato: fjalvim@hotmail.com