60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 68. Rádio e Televisão

PUBLICIDADE NA TV: MEMÓRIA DO TELESPECTADOR - ANOS 80

Mayara Madureira Achida1
Maria Elisa Vercesi de Albuquerque2

1. Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCL (IC)
2. Profª. Mestre - Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCL (Orientadora)


INTRODUÇÃO:
A história da propaganda brasileira vem sendo explorada em diversas publicações. Porém, tratam-se de obras impressas que, não traduzem a real dimensão da publicidade televisiva em seu aspecto mais importante: som e imagem em movimento. A pesquisa visa analisar os comerciais de TV dos anos 80, suas características, e sua participação na memória do telespectador brasileiro daquele período. A década de 80 foi marcada pelos diversos choques econômicos, foi época da abertura política, da inflação alta. Mas para o setor das comunicações, foi um período de grande desenvolvimento. A linguagem publicitária não deixou de usar temáticas ligadas aos fatos reais, mostrando grande ousadia em todos os sentidos. E o que restou dessa grande produção na memória do público? Ele guarda a memória do entretenimento em si, do sentimento relacionado à marca. E esse fator está relacionado à sua vivência cultural, à sua memória afetiva. Que elementos em comum têm os filmes mais apreciados ou lembrados? Acredita-se que a análise do conjunto desses comerciais pode colaborar para uma abordagem teórica a respeito do tema da história da publicidade na TV, visando sua utilização por profissionais de hoje, por estudantes, pesquisadores e outros interessados na história cultural brasileira.

METODOLOGIA:
A primeira fase compreendeu a elaboração de uma listagem de comerciais da época, selecionados através de pesquisa em anuários, revistas especializadas e publicações referentes à história da propaganda. Entrevistas com publicitários atuantes na época serviram para aprimorar a relação de comerciais. Com a finalidade de ordenar os comerciais que foram coletados separou-se o filme publicitário por categorias gerais de produtos. Procurou-se coletar exemplares variados, que cobrissem boa parte da produção da década, e abordar produtos de consumo em massa ou anunciantes que exibem seus comerciais com freqüência no horário nobre. Em seguida, foi realizada a pesquisa junto aos telespectadores dos anos 80, sendo com dois grupos de entrevistados. Cada grupo era composto por seis pessoas, com idades entre 27 e 48 anos. Os participantes foram convidados a participar mediante o estímulo da exibição da série de comerciais selecionados. O número reduzido de entrevistas justifica-se pelo caráter qualitativo do estudo, no qual não importa a representatividade amostral, mas sim a qualidade e profundidade dos dados coletados. Utilizando um tipo de amostragem intencional, ela é válida, pois a obtenção de dados que reflitam precisamente a população, não será o propósito principal desta pesquisa.

RESULTADOS:
Cada vez mais a publicidade – os filmes comerciais, especificamente - se confunde com o entretenimento na TV. Embora delimitada por vinhetas, com ritmo (tempo de duração) próprios, e com intenção explícita de persuadir o público, a publicidade ocupa um papel destacado no que se pode classificar como o prazer do entretenimento (ALBUQUERQUE, 2001). A criatividade dos publicitários brasileiros, aliada à alta tecnologia da produção cinematográfica do setor, tornou os filmes comerciais produtos audiovisuais de primeira linha, premiados muitas vezes no exterior. Ortiz Ramos dá pistas desse relacionamento íntimo entre programação e publicidade analisando o padrão do cinema publicitário nacional: Se a produção é bem feita, então o prazer de assistir se renova, com a apreciação de detalhes, da música, da ambientação ou de algum gancho especial: uma expressão, um gesto, uma gracinha de um bebê ou de um animal. São cenas que não cansam o telespectador e conseguem renovar o prazer (SARLO, 1997). Muitos desses aspectos puderam ser observados durante a pesquisa. Enquanto assistiam aos vídeos os entrevistados eram analisados de acordo com suas falas e reações. Essas reações mostraram a importância relativa que cada comercial obteve e ainda obtém em cada entrevistado.

CONCLUSÕES:
A pessoas se recordaram dos comerciais por motivos diversos: por terem utilizado o produto em questão em algum momento de sua vida; por se recordarem do personagem; por se lembrarem do produto anunciado mesmo se não o utilizaram na época; por se recordarem da “história” do comercial transmitido e por se recordarem da trilha sonora utilizada no filme publicitário. Os comerciais mais lembrados foram aqueles que utilizaram algum tipo de emoção, seja ela felicidade ou tristeza, o humor também teve sua vez na memória de alguns telespectadores, mas nada se compara àqueles que utilizaram momentos do cotidiano, esses são facilmente entendidos e aceitos pelo público quando reflete a história do próprio telespectador. Foram nos momentos em que os entrevistados soltaram suas emoções e se recordaram do passado que mais se pôde afirmar a efetividade da pesquisa. Os comerciais que marcaram a vida dos telespectadores que vivenciaram a década de 80 podem ser classificados na categoria dos que utilizaram apelos emocionais e/ou dos que utilizaram situações do cotidiano. Alguns dos comerciais exibidos aos entrevistados que não utilizaram algum tipo de emoção ou cenas e momentos cotidianos não geraram comentários, a não ser o de que “desse eu não lembro”.

Instituição de fomento: PIBIC Mackenzie/MackPesquisa

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  filmes comerciais, memória da propaganda, publicidade nos Anos 80

E-mail para contato: ma_achida@yahoo.com.br