60ª Reunião Anual da SBPC




E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia

MATURAÇÃO DE FRUTOS DE TANGERINEIRA ‘ONECO’ ENXERTADA SOBRE DIFERENTES PORTA-ENXERTOS

Alisson Pacheco Kovaleski1
Mateus Pereira Gonzatto1, 4
Renar João Bender1, 2
Sergio Francisco Schwarz1, 3

1. Departamento de Horticultura e Silvicultura, Faculdade de Agronomia / UFRGS
2. Prof. Dr.
3. Prof. Dr. / Orientador
4. Mestrando em Fitotecnia


INTRODUÇÃO:
A tangerineira ‘Oneco’ (Citrus reticulata Blanco) é uma seleção da tangerineira ‘Ponkan’(Citrus reticulata) com maturação um pouco mais tardia que esta, maior número de sementes e com textura da casca mais rugosa (Hogdson, 1967). Por diferir da tangerineira ‘Ponkan’ em relação ao período de maturação, a cv. Oneco pode ser uma alternativa interessante de cultivo, porém é pouco explorada economicamente, havendo pouca informação científica sobre essa cultivar. É conhecido que porta-enxertos afetam diversas características das plantas cítricas. Entre essas características está o processo de maturação dos frutos, que gera diferenças na qualidade e no período ótimo de colheita dos frutos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de seis porta-enxertos sobre a qualidade de frutos da tangerineira ‘Oneco’, ao longo do período de maturação, através do monitoramento de características físico-químicas internas e externas de seus frutos.

METODOLOGIA:
Os frutos analisados foram coletados de um pomar experimental instalado em 1997, na fazenda Panoramas Citrus, em Butiá, RS. Neste pomar, a tangerineira ‘Oneco’ está enxertada sobre laranjeira ‘Caipira’ (Citrus sinensis Osb.), limoeiros ‘Cravo’ (C. limonia Osb.) e ‘Volkameriano’ (C. volkameriana Ten. & Pasq.), trifoliata ‘Flying Dragon’ (Poncirus trifolilata var. monstrosa Swing.), citrangeiro ‘Troyer’ (C. sinensis Osb. X P. trifoliata Raf.) e citrumeleiro ‘Swingle’ (C. paradisi Macf. X P. trifoliata Raf.), com delineamento experimental em blocos casualizados, com 4 repetições e 4 plantas por repetição. O espaçamento empregado foi de 2,5 x 5,0 m, sendo os tratos culturais uniformes durante o período, tendo ocorrido poda para abertura de copa na primavera de 2004 e raleio de frutos anuais. As variáveis analisadas nas quatro coletas, entre maio e junho de 2007, foram teor de sólidos solúveis totais (SST), acidez total titulável (ATT), índice de maturação (IM, obtido pela relação SST:ATT), rendimento de suco (RS), parâmetros de cor da casca (utilizando-se Colorímetro Minolta® CR-400) e ácido ascórbico (vitamina C). Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância, ao teste de complementação de médias (Tukey, P ≤ 0,05) e à análise de regressão.

RESULTADOS:
Todas as características avaliadas foram afetadas pelos porta-enxertos. No início do período avaliado, as plantas sobre ‘Volkameriano’ apresentavam frutos uma coloração mais amarelada (ICC = -2,1; hue = 95,1°), enquanto que as sobre ‘Flying Dragon’, ‘Swingle’ e ‘Troyer’ possuíam cor mais esverdeada (ICC < -8; hue > 107°). No decorrer da maturação a cor dos frutos se uniformizou (ICC = 9,5; hue = 62,6°) entre os tratamentos, contudo, durante todo o período, os frutos das plantas sobre o porta-enxerto ‘Volkameriano’ mantiveram maior pureza na cor (croma) que sobre ‘Flying Dragon’. Quanto às características internas do fruto, demonstrou-se em todo o período de maturação uma maior acúmulo de SST nas plantas sobre os porta-enxertos ‘Flying Dragon’, ‘Swingle’ e ‘Troyer’, no entanto, devido ao alto teor de ATT que possui, o IM dos frutos das plantas sobre ‘Flying Dragon’ foi menor. O rendimento de suco foi pouco influenciado pelos porta-enxertos. O teor de ácido ascórbico foi maior nos frutos das plantas sobre ‘Troyer’, seguido por ‘Caipira’ e ‘Swingle’.

CONCLUSÕES:
A maturação interna dos frutos ocorreu previamente à maturação externa (mudança de cor da casca). Os frutos das plantas sobre porta-enxerto ‘Volkameriano’, por apresentar coloração alaranjada da casca, estavam em condição ótima de colheita mais precocemente. As plantas sobre ‘Swingle’ e ‘Flying Dragon’ mantiveram seus frutos em condição ótima de colheita por um período mais longo, principalmente devido à manutenção de boas características internas (IM < 16; RS > 35%) propiciando colheitas mais tardias.

Instituição de fomento: Fapergs, CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Citrus reticulata Blanco, Porta-enxerto, Maturação de frutos

E-mail para contato: apkovaleski@gmail.com