60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 7. Química Orgânica

NOVOS LIGANTES BENZAZÓLICOS PARA A SÍNTESE DE BASES DE TRÖGER FLUORESCENTES

Monique Fernanda Hansen1
Fabiano Severo Rodembusch1
Valter Stefani1

1. Universidade Federal do Rio Grande do Sul


INTRODUÇÃO:
Bases de Tröger são moléculas quirais cuja principal característica é a sua concavidade, mantida apenas pela sua conformação intrínseca forçada, que serve para a construção de sistemas biomimétricos, quelantes ou de reconhecimento molecular. Estas moléculas apresentam uma vantagem quando comparadas aos demais sistemas utilizados para este fim, pois são projetadas a partir de elementos estruturais macrocíclicos, utilizados para forçar o estabelecimento de uma superfície côncava. Devido a estas propriedades estruturais e espaciais, diversas aplicações têm sido descritas para esta classe de moléculas, tais como receptores sintéticos, novos compostos quirais, agentes quirais e intercaladores de DNA. Estes últimos apresentam um maior interesse, visto que uma substância amplamente utilizada para este fim, o brometo de etídeo, é considerado altamente mutagênico e, por conseguinte, altamente cancerígeno. O presente trabalho tem como principal objetivo a obtenção de novos ligantes benzazólicos fluorescentes para obtenção das respectivas bases de Tröger e posterior teste de intercalação com DNA.

METODOLOGIA:
Foram sintetizados dois novos derivados benzazólicos a partir de uma reação de condensação entre uma anilina substituida em posição orto (1) e o ácido-3-amino-4-hidroxibenzóico (2). Uma mistura equimolar de (1) e (2) em meio reacional contendo ácido polifosfórico (APF) foi aquecida sob agitação constante a uma temperatura de 80ºC por 30 minutos e posteriormente a 200ºC por 5 horas. O produto obtido é vertido em água gelada para precipitação. O mesmo é filtrado, neutralizado com carbonato de sódio (10%) e seco a 60ºC. O produto é purificado através de cromatografia em coluna utilizando como eluente diclorometano. Os dois produtos obtidos são caracterizados segundo técnicas espectroscópicas clássicas. Se (1) for a 1,2-hidroxi-anilina ou a 1,2-mercapto-anilina, tem-se respectivamente como produtos finais o 2-(3-amino-4-hidroxifenil)benzoxazol ou 2-(3-amino-4-hidroxifenil)benzotiazol. As sínteses realizadas apresentaram rendimentos em torno de 60%. Estas moléculas obtidas serão posteriormente empregadas na síntese de novas bases de Tröger fluorescentes.

RESULTADOS:
Um fator muito relevante para o grupo de pesquisa onde este trabalho está inserido é a compreensão do comportamento fotofísico destas moléculas fluorescentes. Para tal foram realizadas medidas de absorção (UV-Vis), emissão de fluorescência e de rendimento quântico em solução dos ligantes obtidos. A partir da diferença entre os máximos de emissão e absorção observados, foi possível calcular o deslocamento de Stokes destas moléculas que variam de 85 a 135 nm. Duas propostas podem explicar o alto deslocamento de Stokes encontrado e ainda estão sob investigação: a transferência protônica intramolecular ou a intermolecular.

CONCLUSÕES:
Pode-se concluir, até o presente momento, que foram sintetizados dois novos derivados benzazólicos utilizando uma rota sintética adequada já que a caracterização espectroscópica das estruturas está dentro do esperado. Estes derivados apresentaram um grande deslocamento de Stokes e podem ser empregados, posteriormente, na obtenção de bases de Tröger fluorescentes para serem aplicadas na intercalação com DNA.

Instituição de fomento: CNPq/PIBIC

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  bases de Tröger, fluorescência, benzazolas

E-mail para contato: mnqhansen@hotmail.com