60ª Reunião Anual da SBPC




C. Ciências Biológicas - 12. Neurociências e Comportamento - 1. Neurociências e Comportamento

ESTUDO DOS EFEITOS MOTORES DA ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA DE BAIXA INTENSIDADE EM PACIENTES COM AVCI

Tatiana Martins Rossi1
Paulo Sérgio Boggio2

1. Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCSB (IC)
2. Prof. Dr. - Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCBS (Orientador)


INTRODUÇÃO:
O acidente vascular cerebral (AVC) é um transtorno neurológico cujas alternativas terapêuticas para reabilitação neuropsicológica ainda não são satisfatórias. A estimulação cerebral apresenta-se como alternativa para a modulação cerebral, dentre as diversas técnicas destaca-se a Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC), um método seguro, indolor e não-invasivo, que pode gerar efeitos positivos em funções motoras e cognitivas. Portanto, este estudo visou investigar os benefícios nas funções motoras e cognitivas dessa técnica de estimulação cerebral em pacientes que sofreram AVCi e avaliar a duração dos efeitos produzidos.

METODOLOGIA:
Seis participantes receberam ETCC catódica em hemisfério contralateral à lesão (inibição da área saudável) por dez dias consecutivos e foram avaliados com testes motores e cognitivos. Duas baterias de testes foram realizadas antes da primeira aplicação de ETCC (treino e linha de base), as demais baterias deram-se após a estimulação (dias 1, 5 e 10). Nos dias 15 e 30 foram realizadas apenas as avaliações.

RESULTADOS:
Os resultados obtidos foram: melhora significativa no tempo de reação complexa após 10 dias de estimulação; retorno aos valores da linha de base em tempo de reação complexa após 20 dias do término das estimulações; aumento significativo após a primeira estimulação no teste de Jebsen-Taylor.

CONCLUSÕES:
Este é o primeiro estudo investigando durabilidade da ETCC em funções motoras de pacientes com AVCi. Os resultados forneceram dados sobre a necessidade de mais investigação em relação à freqüência e intensidade dos estímulos na reabilitação desses pacientes.

Instituição de fomento: PIBIC Mackenzie

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  estimulação transcraniana (ETCC), acidente vascular cerebral, reabilitação

E-mail para contato: tatiana.rossi@gmail.com