60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Arquitetura e Urbanismo - 1. Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional

SALVADOR – A VISTA DE PÁSSARO

Isadora Novaes Schefler B. Costa1
Eloísa Petti Pinheiro2

1. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - UFBA
2. Profa. Dra. - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - UFBA - Orientadora


INTRODUÇÃO:
A cidade de Salvador, ao longo dos seus 458 anos, foi diversas vezes representada graficamente através de mapas, vistas, perspectivas, entre outros. No entanto, essas informações e documentações gráficas existentes muitas vezes não se encontram em bom estado de conservação. A realização desse trabalho de levantamento, compilação e análise dos planos da cidade e da iconografia existente visa fornecer uma fonte de fácil acesso a todas as pessoas que se interessam em conhecer e estudar a história e evolução urbana da cidade de Salvador. Nessa etapa de pesquisa, propôs-se trabalhar a região da Orla marítima de Salvador, do bairro da Boca do Rio até Itapuã, através de um mapa digital montado a partir da comparação de fotos aéreas durante o período de 1976 a 2006. Além disso, buscou-se reproduzir, os planos da cidade para facilitar as análises sobre a evolução de Salvador, observando o desenvolvimento dos bairros da Boca do Rio, Pituaçu, Patamares, Piatã e Itapuã, região delimitada por duas importantes vias: a avenida Otávio Mangabeira e a avenida Luis Viana Filho – Paralela. Estas regiões foram alvo da especulação imobiliária e desenvolveram-se gradualmente ao longo dos últimos 40 anos de forma bastante desordenada.

METODOLOGIA:
Para realização dessa pesquisa, em uma primeira etapa foram revistos os livros e textos - sugeridos pela orientadora – e coletadas as fotos aéreas, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia – CONDER. Em seguida, organizou-se a montagem e mesclagem digital de toda a área em estudo – da Boca do Rio a Itapuã – usando softwares como Adobe PhotoShop para confecção de mapas com manchas marcando os períodos de desenvolvimento das áreas. Esse procedimento teve como objetivo a comparação mais exata da mudança urbana da região. A área em estudo está delimitada pela avenida Paralela e pela região do Iguatemi/ Costa Azul/ Pituba, áreas que fazem parte de uma pesquisa mais abrangente (PIBIC 2004/2005; PIBIC 2005/2006), desenvolvida pela professora Eloísa Petti Pinheiro, do Núcleo de História Urbana do Programa de Pós-Gradução em Arquitetura e Urbanismo, em conjunto com o Multgraf – Laboratório de Multimeios em Expressão Gráfica, cujo objeto maior é cobrir a totalidade da cidade de Salvador.

RESULTADOS:
Obteve-se um mapa em fotos aéreas da região estudada, com o qual foi possível observar sua evolução, a partir de 1976, bem como o crescimento da cidade e da apropriação dos espaços. Conclui-se que a cidade de Salvador, nos últimos 40 anos, vem se expandindo para a região em estudo, como conseqüência da forte demanda habitacional. Os projetos das avenidas Paralela e da Otávio Mangabeira, interligadas pelas avenidas secundárias, fazem parte de um planejamento estratégico – governo/ iniciativa privada – para a ocupação e desenvolvimento da região. A influência do urbanismo europeu trouxe para os novos bairros características dos seus traçados urbanos como, por exemplo, as cidades jardins, o que possibilitou a Salvador apresentar diferentes modelos de desenho urbano. O modelo orgânico, identificado nos bairros populares foi provocado, sobretudo, pela demanda por habitações, decorrente do crescimento da população nas ultimas décadas. Essas populações tendem a ocupar locais próximos daqueles onde há disponibilidade de infra-estrutura e serviços, bem como a possibilidade e proximidade de ocupações e empregos. Isto explica a persistência deste modelo misto de ocupação, onde convivem, se bem que de forma segregada, diferentes classes sociais, o que contraria o mercado urbano privado.

CONCLUSÕES:
A construção do mapa digital fotográfico da região em estudo não só compõe, como agrega informações à pesquisa de análise gráfica de Salvador, já referida, e representa uma etapa já concluída do projeto, que será apresentado em CD-ROM. Além disso, as análises realizadas servirão para futuras pesquisas sobre a o crescimento e desenvolvimento da região em estudo: Boca do Rio a Itapuã.

Instituição de fomento: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC /Pró-Reitoria De Pesquisa E Pós-Graduação - UFBA

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  História urbana, representação gráfica, traçado urbano

E-mail para contato: isadoraschefler@hotmail.com