60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Arquitetura e Urbanismo - 3. Serviços Urbanos e Regionais

ARQUITETURA MULTIFUNCIONAL E HABITAÇÃO SOCIAL: ESTUDOS DE CASOS DO MODERNISMO PAULISTANO

Taisa Nogueira Silva1
Luiz Gonzaga Montans Ackel2

1. Universidade Presbiteriana Mackenzie - FAU (IC)
2. Prof. Dr. - Universidade Presbiteriana Mackenzie - FAU (Orientador)


INTRODUÇÃO:
Dada à importância do tema Arquitetura Multifuncional, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo adota o programa do edifício multifuncional como exercício didático na disciplina de Projeto Arquitetônico no sexto semestre letivo. Assim, faz-se necessário a busca de novos referenciais a partir da pesquisa e da conceituação contínua dos projetos pelos professores e alunos. Com a realização desse projeto de pesquisa, foi possível aprimorar o inventário sobre a arquitetura existente, com um foco na habitação social, pesquisando edifícios multifuncionais construídos que servirão como referência para a disciplina de Projeto VI. Este trabalho tem como objetivo a complementação e o aprimoramento do banco de dados disponibilizado aos pesquisadores e aos alunos através do website com melhorias qualitativas, feitas a partir do levantamento e sistematização de dados importantes, como textos sobre o processo de evolução urbana do entorno e aprimoramentos sobre conceitos técnicos utilizados, além de uma revisão bibliográfica e da contextualização histórica de diversas obras significativas. Sendo assim, o objetivo específico deste projeto de iniciação científica foi dar seqüência ao trabalho já iniciado de levantamento e sistematização de dados sobre os edifícios multifuncionais.

METODOLOGIA:
Foram analisados e identificados os principais edifícios multifuncionais da cidade de São Paulo, por uma amostragem qualitativa para que se possa analisar uma evolução projetual, identificando os arquitetos mais determinantes que contribuíram para a arquitetura brasileira. Foi possível identificar alguns problemas referentes à metodologia proposta no projeto de pesquisa, como por exemplo, a definição dos edifícios a serem estudados. O processo de escolha da amostra foi baseado na importância histórica do edifício para a cidade de São Paulo, colaborando para a documentação de alguns edifícios "esquecidos", porém importantes para o entendimento da arquitetura moderna paulistana, além de alguns projetos não executados. Para entender conceitualmente os edifícios produzidos a partir da década de 1930, o projeto adotou como modelo principal de estudo a unité d´habitation de Marselha, do arquiteto Le Corbusier, para avaliar o uso dos conceitos modernos nos edifícios estudados, ressaltando suas potencialidades e seus problemas relativos à aplicação da tipologia moderna.

RESULTADOS:
A partir do estudo teórico realizado dos conceitos da arquitetura moderna e dos arquitetos brasileiros, foram registrados e analisados os edifícios segundo os aspectos formais e sob as questões projetuais, técnico-construtivas e de inserção urbana. Foi necessário compreender o processo de verticalização e os conceitos de adensamento por meio de amostragem de edifícios em diferentes épocas, tendo como modelo de estudos dos edifícios multifuncionais a unité d´habitation de Le Corbusier, desde os edifícios dos IAPIs, até projetos mais recentes como o Edifício Copan, e o Conjunto Nacional. Para sistematizar estes registros, foi elaborada uma tabela/inventário para a inserção de todos os dados relevantes para cada projeto estudado. Aplicação de fichas: 1. levantamento de campo e registro dos edifícios considerando autor do projeto, características da implantação do edifício, documentação técnica do projeto, memoriais e croquis, sistema estrutural adotado e materiais de acabamento; 2. análise teórica dos edifícios em termos históricos, urbanísticos e conceituais, relacionando os processos de integração entre público e privado relacionados ao usuário; 3. análise dos aspectos formais, sob questões compositivas, técnico-construtivas e de inserção urbana dos edifícios estudados.

CONCLUSÕES:
O resultado deste trabalho foi uma revisão completa do website, desde o seu layout até a inserção de novo material, visando auxiliar a compreensão da evolução da arquitetura no desenvolvimento urbano de São Paulo e o significado da tipologia multifuncional no contexto da cidade. Para a construção do website foi necessário considerar e estabelecer uma estrutura de inter-relação entre os dados previamente analisados, viabilizando a interatividade e produzindo estratégias de navegação que permitam ao usuário acessar todas as informações.

Instituição de fomento: PIBIC Mackenzie

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  arquitetura multifuncional, habitação social, urbanismo

E-mail para contato: taisabap@yahoo.com.br