60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Educação Física e Esportes

INDICADORES DE EXCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL

Bruna Daniela Dias Rocchetti Santos1
Fernando Augusto Mansor de Mattos1

1. Pontifícia Universidade Católica de Campinas


INTRODUÇÃO:
No atual contexto de surgimento e desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação, surge o debate acerca da chamada inclusão digital e de seus efeitos sobre a ordem econômica e sobre as estratégias empresariais. O objetivo principal deste projeto, portanto, é discutir o conceito de inclusão digital e suas formas de avaliação, bem como colaborar na discussão dos parâmetros que deveriam nortear as políticas públicas de inclusão digital, ressaltando a importância do fator qualitativo nesse processo. Assim, busca-se debater acerca da economia política da informação e suas implicações na sociedade, bem como interpretar as transformações que têm sido marcantes no processo de globalização econômica recente, que representam, na verdade, o pano de fundo para a discussão sobre inclusão e exclusão digital no Brasil.

METODOLOGIA:
Revisão bibliografia nacional e eventualmente também a internacional sobre o tema, com fichamentos sobre o tema, procurando destacar os diversos critérios utilizados para interpretar, avaliar e quantificar a exclusão e a inclusão digital; Pesquisas nos portais do Comitê Técnico de Implementação de Software Livre no Governo Federal (www.softwarelivre.gov.br), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (www.desenvolvimento.gov.br), do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (www.iti.br) e da Associação Brasileira de Software Livre (www.abrasol.org), entre outros, para procurar estudos e dados sobre inclusão digital no Brasil; Discussão sobre o processo de globalização econômica recente, de seu papel nas transformações sociais e nas formas de organização das atividades produtivas no contexto da chamada “Sociedade da Informação”.

RESULTADOS:
No caso da pesquisa empírica, observa-se que, no Brasil, os indicadores de inclusão/exclusão digital refletem a situação de exclusão social em que se encontra a população brasileira. O trabalho de revisão bibliográfica sobre o tema exclusão/inclusão digital, por sua vez, discute teoricamente o assunto, destacando desafios, condicionantes e necessidades, em termos de políticas públicas, para a ampliação da inclusão digital no país.

CONCLUSÕES:
Com este projeto foi e está sendo possível fazer uma leitura crítica da dinâmica da inclusão e da exclusão digital no contexto brasileiro e suas implicações socioeconômicas e políticas. Observa-se algumas falhas de interpretação calcadas em certo determinismo tecnológico e de uma visão exacerbadamente otimista acerca das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, chegando-se a questionar se a tão apregoada “sociedade da informação” de fato existe como elemento distinto do sistema capitalista. Além disso, percebe-se a relação intrínseca entre a exclusão social, a exclusão digital e o fenômeno da globalização, sendo necessário portanto apontar a relevância dos fatores qualitativo e cognitivo no que se refere às políticas públicas de inclusão digital.

Instituição de fomento: Bolsa PIBIC/CNPQ

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  sociedade da informação, inclusão digital, exclusão digital

E-mail para contato: brusantos07@gmail.com