60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 2. Literatura Comparada

A CANÇÃO DE MORDRED: UMA ANÁLISE DA CAVALARIA MEDIEVAL NA MÚSICA CONTEMPORÂNEA

José Roberto Brasílio Vieira1
Lílian Lopondo2

1. Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCL (IC)
2. Profª. Drª. - Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCL (Orientadora)


INTRODUÇÃO:
O projeto de Pesquisa "A Canção de Mordred: uma análise da cavalaria medieval na música contemporânea" tem como principal objetivo encontrar e definir as principais influências dos mitos arturianos na música contemporânea, principalmente o Heavy Metal - surgido na década de 80. Para isto foi utilizado o mito da Demanda do Santo Graal, e as músicas do grupo alemão "Blind Guardian" - fazendo-se um paralelo entre ambas e destacando-se os principais elementos de influência.

METODOLOGIA:
Indubitável foi a importância da Demanda do Santo Graal (a versão de Heitor Megále) para a conclusão desta pesquisa, para que fossem feitas as comparações entre a lenda arturiana e as canções do grupo. Para completar os estudos, foi utilizado o disco "Imaginations from the other side" pois seu principal tema é a lenda arturiana, misturada às lendas celtas e até mesmo a série de livros "O Senhor dos Anéis". Verificou-se as símiles, metáforas, e demais pontos convergentes entre ambas as obras. Além, logicamente, de inversões e carnavalizações do mito.

RESULTADOS:
A releitura feita pelo grupo está permeada de elementos contemporâneos; os cavaleiros agora não cruzam apenas desertos, florestas, e planícies - agora sua cruzada perene invade a televisão, o computador, e os novos ambientes, proporcionados pela sociedade vigente.

CONCLUSÕES:
A cavalaria é transposta para a época contemporânea através das músicas do grupo alemão. No entanto, os cavaleiros deixam de ser as figuras míticas e atemporais para se tornarem humanos passíveis de erro e admiração. Artur e sua Távola abandonam o reino de Avalon, para decretar no mundo comum sua própria mortalidade.

Instituição de fomento: PIBIC CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  dialogismo, cavalaria, carnavalização

E-mail para contato: phoynikes@hotmail.com