60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 6. Psicologia do Desenvolvimento Humano

AQUISIÇÃO DAS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA EM ADULTOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: ESTUDO DO PADRÃO DOS MOVIMENTOS OCULARES

Meiry Tiaki Ogusuko1
Maria Eloisa Famá D'Antino2

1. Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCBS (IC)
2. Profª. Drª. - Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCBS (Orientadora)


INTRODUÇÃO:
O objetivo do presente estudo foi analisar o padrão de movimentos oculares durante a leitura de palavras isoladas da língua portuguesa do Brasil, em alunos do projeto E.J.A (Educação para Jovens e Adultos). Participaram da pesquisa 13 alunos, com idade média de 48,33 anos. Destes, 7 alunos estavam na terceira série e 6 na quarta série do ensino fundamental. Para a avaliação da inteligência não verbal foi utilizado o teste das Matrizes Progressivas Escala Geral – RAVEN. Observou-se que a inteligência não verbal dos alunos encontrava-se entre inteligência mediana e definitivamente abaixo da média. Com a utilização do equipamento de registro dos movimentos oculares TOBII ® obteve-se resultados da análise do padrão dos movimentos oculares indicando efeito de fixação, refixação e movimentos sacádicos sobre a leitrura das palavras isoladas em função das variáveis psicolingüística: comprimento, freqüência e regularidade. Observou-se que adultos em processo de avaliação apresentam padrões diferentes daqueles observados em adultos bons leitores, bem como de crianças em processo de alfabetização. A diferença foi encontrada em número de sacadas regressivas e conseqüentemente de sacadas progressivas, indicando o aumento do número de refixações realizadas na palavra para a releitura da mesma.

METODOLOGIA:
Foram avaliados 13 adultos da 3ª e 4ª série do ensino fundamental do projeto Educação de Jovens e Adultos (E.J.A). A idade média foi de 48,33 anos. Os alunos foram recrutados no Colégio Mackenzie da cidade de São Paulo. Utilizou-se como critério de exclusão: histórico de deficiência visual e ocorrências que poderiam levar ao comprometimento cognitivo. Todos os alunos assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido, previamente aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade. Os alunos foram avaliados em duas sessões com duração média de uma hora e meia. Na primeira sessão aplicou-se o Teste das Matrizes Progressivas Escala Geral – RAVEN para avaliação da inteligência não verbal. Na segunda sessão, avaliou-se a leitura de palavras isoladas (selecionadas em função das variáveis psicolingüísticas: freqüência, regularidade e tamanho) além do registro de movimentos oculares por meio da utilização do computador Pentium III, com equipamento Tobii® que registra o movimento ocular, a partir de uma luz infravermelha emitida da câmera, situada abaixo do computador. O programa Trace faz análise da posição e oferece uma tabela final com dados a respeito de número, coordenadas e duração de fixações, tempo de início de cada fixação, duração de sacadas e parâmetro da pupila.

RESULTADOS:
Por meio da análise de pontuação no Teste das Matrizes Progressivas do Raven, verificou-se que 3 alunos apresentavam inteligência mediana, 6 abaixo da média e 4 definitivamente abaixo da média. Para análise de movimento ocular foi utilizado o programa de estatística SPSS® 15.0 for Window®, (SPSS Inc.). Foram realizadas ANOVAS de medidas repetidas e o nível de significância adotado foi de 0,05. Observou-se diferença significativa no Número de Fixação para freqüência de ocorrência (F[1,12] = 13,525; p = 0,003) e comprimento das palavras (F[2,24] = 210,149; p = 0,000). Quanto ao Número de Sacadas Regressivas foi encontrada diferença significativa em relação à freqüência (F[1,12] = 8,951; p = 0,011), comprimento (F[2,24] = 101,327; p = 0,000), e regularidade de palavras (F[2,24] = 4,854; p = 0,017). Quanto ao Número de Sacadas Progressivas foi encontrada diferença significativa em relação à freqüência (F[1,12] = 8,213; p = 0,014) e comprimento (F[2,24] = 165,392; p = 0,000). Os resultados descritos acima mostram efeito de comprimento e freqüência sobre o padrão de movimento ocular durante a leitura dos alunos da seguinte maneira: quanto maior o comprimento e menor a familiaridade da palavra, maior é o número de fixações, sacadas para frente e sacadas regressivas em cima desta palavra.

CONCLUSÕES:
Alguns estudos realizados com crianças em alfabetização (LUKASOVA,2006) e com adultos bons leitores (MACEDO e cols, no prelo) mostraram que leitura de palavras irregulares impõe maior exigência no processamento lingüístico e cognitivo. Diferentemente encontrado no presente estudo, os adultos no processo de alfabetização não apresentaram diferenças significantes em função da regularidade quanto ao número de Fixação na palavra. Os adultos em processo de alfabetização apresentaram padrões diferentes daqueles observados em adultos bons leitores, bem como de crianças em processo de alfabetização. A diferença foi encontrada em número de sacadas regressivas, indicando que o aluno, ao se deparar com uma palavra difícil, aumenta o número de fixação realizado na palavra para a leitura da mesma. Como adultos em processo de alfabetização apresentam padrões diferentes de adultos bons leitores e crianças em alfabetização, podemos dizer que, a utilização das Matrizes Progressivas Escala Geral – RAVEN, não é um instrumento adequado para avaliar a inteligência não verbal desta população. Também é notável a importância de realizar estudos sobre novos métodos de ensino para jovens e adultos em alfabetização, já que o recurso utilizado é o mesmo para a alfabetização infantil.

Instituição de fomento: PIBIC Mackenzie/MackPesquisa

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  leitura, movimento ocular, Educação de Jovens e Adultos

E-mail para contato: meiryogusuko@gmail.com