60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social

O FAZER COLETIVO EM UM BLOG : POSSIBILIDADES DE ATUALIZAÇÃO DO VIRTUAL

Nithiane Capella Farias1
Cleci Maraschin1, 4
Simone Moschen Riecks3, 4

1. Instituto de Psicologia -Departamento de Psicologia Social-UFRGS
3. Faculadade de Educação- UFRGS
4. Profa. Dra.


INTRODUÇÃO:
Esse estudo é parte das atividades realizadas pelo projeto Oficinando em Rede que, ao propiciar a construção de um espaço de oficinas tecnológicas, em um serviço de saúde mental, tem possibilitado, aos jovens usuários desse serviço, o compartilhamento de uma ferramenta de relacionamentos na Internet.

METODOLOGIA:
Nesse recorte, temos como objetivo analisar o fazer e o conversar em rede desses jovens, através de suas publicações em um Blog coletivo.

RESULTADOS:
Análises preliminares dessa pesquisa têm nos levado a crer que o uso de ferramentas tecnológicas que propiciam a conversação no espaço virtual pode auxiliar no enlace afetivo e social para alguns sujeitos em tratamento. A publicação individual ou em grupo na rede parece favorecer uma outra forma de visibilidade e endereçamento entre os jovens, de maneira que, as inscrições deixadas nesse percurso virtual têm a potencialidade de abrir o lugar da enunciação para os impasses nos quais os jovens se vêem capturados. A própria enunciação já é ela mesma uma forma de desdobrar saídas para aquilo que pôde ser dito como questão através de uma imagem, história, música... e compartilhado, através da publicação, em um espaço coletivo.

CONCLUSÕES:
Os jovens, sujeitos e autores das produções analisadas nesse trabalho, são protagonistas de histórias de vida bastante distintas que, muitas vezes, se tecem de modo isolado sem a possibilidade de se verem espelhadas em outros jovens que poderiam estar atravessando impasses e indagações semelhantes. É, muitas vezes, através da conversação realizada no espaço virtual que eles têm a possibilidade de vivenciar algo de um compartilhamento, redundando dessa experiência o sentimento de consistência gerado pelo encontro com os semelhantes. Nesse espaço de autoria coletiva, evidencia-se que os jovens podem se autorizar a reconhecerem-se, uns aos/nos outros, sem fazer disso uma exposição individual.

Instituição de fomento: CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Oficinas Tecnológicas, Saúde Mental, Juventude

E-mail para contato: nithiane@yahoo.com.br