60ª Reunião Anual da SBPC




C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 4. Farmacologia

ESTUDO DA RESPOSTA E DO MECANISMO DE AÇÃO DA (-)-CARVONA EM ÍLEO ISOLADO DE COBAIO.

Fabia Valeria Menezes Souza1
Marcelly Barbosa da Rocha1
Damião Pergentino de Sousa1
Rosilene Moretti Marçal2

1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE/ DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA
2. Prof. Dr. ROSILENE MORETTI MARÇAL - DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA - UFS-ORIENTADOR


INTRODUÇÃO:
Monoterpenos são metabólitos secundários de plantas, os quais têm sido extensamente associados a efeitos farmacológicos. Dentre os monoterpenos ativos, encontra-se a (-)-carvona que apresenta atividades imunomodulatória, fungicida, acaricida, antiviral, antibacteriana, antiinflamatória e anti-tumoral, dentre outras. No presente trabalho, a caracterização da resposta e do mecanismo de ação da (-)-carvona foi realizada em órgão isolado. Para tanto, a preparação escolhida foi o íleo de cobaio, visto que esta preparação apresenta uma ampla variedade de sistemas neuronais e permite a delimitação de vários mecanismos de ação, desde específicos a inespecíficos sendo, por estes motivos, extensamente utilizada em investigações de mecanismo de ação.

METODOLOGIA:
Segmentos de íleo de 2 cm, anterior à válvula íleo-cecal, de cobaios (n= 6; 300-600 g) foram dissecados e montados em cubas para órgãos isolados, contendo solução Tyrode normal, aerada (37 ºC; pH 7,4), para registro de contrações isométricas. Após estabilização, foram construídas curvas concentração-resposta para (-)-carvona (0,1 nM-10 μM) diretamente sobre o íleo, sobre a fase tônica da contração induzida por alta (60 mM) e por baixa (20 mM) concentração de K+ e sobre a contração induzida por estímulo elétrico (40 V; 0,5 ms; 0,1 Hz). A influência da carvona (30 µM) sobre a curva concentração-resposta para CaCl2 (0,1 nM – 3,33 M) e sobre a resposta induzida por histamina (2µM) ou BaCl2 (3.10-2 M) também foi avaliada. Adicionalmente, a contração submáxima induzida por carbacol (100µM) foi avaliada na presença e na ausência de carvona (30 µM) e verapamil (100 µM), adicionados isoladamente e também após co-incubação. Os resultados foram analisados expressos na forma de média e erro padrão da média. IC50 e Emax foram calculados através de regressão não-linear. Teste-t de Student e Anova de uma via, seguida do pós-teste de Bonferroni, foram utilizados nas análises estatísticas. Um nível de significância de 0,05 foi adotado para todas as análises.

RESULTADOS:
A contração induzida por carbacol foi significativamente reduzida na presença da (-)-carvona e do bloqueador de canal de cálcio verapamil, não tendo se observado efeito aditivo da carvona e do verapamil. Na presença da (-)-carvona, as contrações induzidas por histamina e BaCl2 foram significativamente reduzidas (p < 0,001 e p < 0,05, respectivamente). Verapamil reduziu de forma concentração-dependente a contração induzida por K+ 60 mM (IC50 = 0,1 mM; Emax = 108 ± 7,4). De forma semelhante, a (-)-carvona reduziu a contração induzida por K+ 60 mM (IC50 = 3,6 nM; Emax = 71,3 ± 4,9). Estes resultados sugerem que a carvona atue de forma semelhante aos bloqueadores de canais de cálcio. A contração induzida por K+ 20 mM, a qual é sensível a ativadores de canais de potássio, não foi reduzida na presença de (-)-carvona. Na presença da (-)-carvona, pode-se observar um aumento significativo (p < 0,001) do Emáx da curva concentração-resposta para CaCl2, sem modificação da EC50 (3,4 mM) para CaCl2. Após lavagens sucessivas, observou-se a reversão da resposta do CaCl2 (Emáx = 111.7 ± 4.6%; EC50 = 0,23 mM). A (-)-carvona não produziu resposta direta sobre o músculo liso intestinal e não reduziu a amplitude da contração induzida por estímulo elétrico.

CONCLUSÕES:
os resultados do presente trabalho sugerem que a (-)-carvona atua de forma semelhante aos bloqueadores de canais de cálcio. No entanto, o mecanismo envolvido no aumento da amplitude da contração induzida por cálcio permanece por ser esclarecido.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  íleo, carvona, cobaio

E-mail para contato: fabiavms@yahoo.com.br