60ª Reunião Anual da SBPC




E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 4. Patologia Animal

EFEITO DO ARMAZENAMENTO DE SANGUE FELINO EM SOLUÇÃO DE ACD-A SOBRE PARÂMETROS HEMATOLÓGICOS E BIOQUÍMICOS

Silvana Mello Simas1
Luciana de Almeida Lacerda1
Vanessa Sinnott Esteves1
Camila Serina Lasta1
Félix Hilario Dias González1

1. Laboratório de Análises Clínicas Veterinárias - UFRGS


INTRODUÇÃO:
Durante o armazenamento do sangue ocorrem alterações celulares que podem afetar a funcionalidade dos eritrócitos e que contribuem para a diminuição da viabilidade celular. As soluções de preservação objetivam minimizar esse efeito permitindo um tempo maior de armazenamento. Foram avaliados parâmetros hematológicos e bioquímicos no sangue felino armazenado com ACD-A a fim de determinar sua viabilidade e qualidade in vitro para que possa ser usado para estudos in vivo.

METODOLOGIA:
As amostras de sangue foram obtidas de 10 gatos clinicamente saudáveis, através de punção da veia jugular, utilizando-se tubos de 8,5 mL contendo 1,5 mL de ACD-A. As amostras foram armazenadas durante cinco semanas entre 1 e 6°C. Nos dias 1, 7, 14, 21, 28 e 35 após a coleta, alíquotas do sangue armazenado foram retiradas para avaliação de: hemoglobina (Hb), sódio, potássio, P50, pO2, pCO2, pH, cloreto, glicose, lactato, hemoglobina plasmática e hematócrito e microhematócrito.

RESULTADOS:
Durante o armazenamento houve redução nos valores de pH, elevando nos níveis de P50 e pO2. Não houve queda significativa nos valores dos hematócritos, o grau de hemólise não ultrapassou os limites de 1,0% da Hb total. A glicose atuou como substrato no metabolismo dos eritrócitos com a conseqüente formação de lactato. As variações encontradas nos níveis de íon cloreto estavam abaixo do valor padrão encontrado no sangue felino, entretanto corresponderam à diluição e ao deslocamento deste íon para dentro do eritrócito. Os valores de sódio e potássio apresentaram elevação significativa, possivelmente pelo aumento na permeabilidade da membrana plasmática durante o armazenamento.

CONCLUSÕES:
Os resultados dos testes in vitro indicaram a viabilidade do sangue felino armazenado em solução de ACD-A, pois os metabólitos avaliados se mantiveram dentro dos valores requeridos para realização de transfusão.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Felinos, ACD-A

E-mail para contato: silvana.simas@ufrgs.br