60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos

EJA: PERSPECTIVAS DOS JOVENS E DOS ADULTOS EM RELAÇÃO AO CURSO.

Maria Lúcia Cardoso da Paz1
Luanna Batista da Costa Sousa1
Maria Augusta da Silva Serpa1
Cacilda Ferreira dos Reis1

1. CEFET-BA - U.E - Barreiras-BA


INTRODUÇÃO:
A Constituição de 1988 afirma que a educação é um direito de todos e dever do Estado. No entanto, tal benefício não atinge sua universalidade no tempo e espaço devido. Nesse contexto, estão inseridos jovens e adultos que, por diversos motivos, ficaram fora do sistema educacional. Quando percebem ou sentem a necessidade de uma educação formal retornam aos estudos por meio da Educação de Jovens e Adultos/EJA. Esta modalidade de ensino recebe estudantes com históricos variados desde a faixa etária até os objetivos e motivos que os levaram a buscar a escolaridade. Considerando estas peculiaridades, é fundamental que a EJA proporcione acesso, permanência e satisfação das expectativas dos sujeitos envolvidos, de modo que os ofereça a oportunidade de obter uma educação com princípios de igualdade. Assim, percebeu-se a necessidade de uma investigação para conhecer as expectativas dos alunos da EJA II da rede municipal de Barreiras-BA em relação ao curso, bem como as razões que os levam a ingressar nessa modalidade de ensino. Acredita-se que através da referida pesquisa pode-se, mediante o conhecimento da realidade desta clientela, contribuir para o seu fortalecimento contínuo de modo que esses sujeitos tenham expectativas alcançadas e perspectivas futuras delineadas pela educação.

METODOLOGIA:
Para concretização do estudo efetivou-se o levantamento e a análise dos pressupostos teóricos que norteiam o entendimento da Educação de Jovens Adultos no país. Dentre esses teóricos pode-se destacar: Freire (2002), Calháu (2007), UNESCO (2004), Lemos (1999), entre outros. Realizou-se, ainda, uma pesquisa de campo para investigação. Foram sorteadas duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Barreiras-BA que oferecem a Educação de Jovens e Adultos, estágio II. Utilizou-se como instrumento de coleta de informações, um questionário contendo 10 questões fechadas. O universo da pesquisa de caráter qualitativo foi constituído por 10 alunos, sendo 50% do sexo feminino e o restante masculino. A investigação com aplicação do questionário ocorreu durante um dia. Os questionamentos abordaram as razões que os levaram a ingressar na EJA, suas pretensões ao concluir o Ensino Fundamental, a visão em relação aos conteúdos trabalhados, bem como a metodologia utilizada pelo professor em sala de aula. Com base nos dados e informações coletados realizou-se uma análise e interpretação dos mesmos.

RESULTADOS:
Verificou-se que o público da EJA é formado em sua maior parte por pessoas da classe popular, com renda salarial atingindo no máximo dois salários mínimos. 40% dos alunos afirmaram que estão estudando para ingressar no mercado de trabalho, mesmo sendo a maioria composta por alunos trabalhadores. Na medida em que almejam um emprego mais promissor, o que exige uma escolaridade mais avançada buscam a escola com o intuito principal de capacitarem-se para o mundo do trabalho, com a perspectiva de possíveis melhorias para a vida pessoal. Constatou-se que uma parte dos alunos pretende dar continuidade aos estudos, aspirando ingressar no ensino superior. Dessa forma, a Educação de Jovens e Adultos não é mais concebida apenas como uma etapa educacional, mas como ponto de partida para uma atividade escolar contínua e promissora para aqueles que tiveram experiências escolares interrompidas. No entendimento dos discentes, os professores utilizam recursos diversos e atendem aos pré-requisitos de um educador dinâmico. Entretanto, ainda, há um grande percentual de alunos que apresentam dificuldades para compreender os conteúdos desenvolvidos em sala de aula.

CONCLUSÕES:
O estudo realizado permitiu identificar que os envolvidos na pesquisa são alunos trabalhadores com responsabilidades distintas, padrões culturais, faixa etária, histórias de vidas e condições sócio-econômicas que delimitam a realidade de cada sujeito que vislumbra na educação de jovens e adultos uma possível mudança da sua realidade. A clientela da EJA advém de realidades diversas, com objetivos diferenciados que necessita de uma educação voltada para as peculiaridades de cada sujeito envolvido no processo de aprendizagem. Essa heterogeneidade impulsiona jovens e adultos a ingressar na escola por razões distintas, predominando a relevância da inserção no mercado de trabalho e a qualificação profissional. Observa-se, ainda, uma heterogeneidade quanto às facilidades e dificuldades de aprendizagem. Nesse sentido, é pertinente afirmar que há necessidade de um ensino pautado em metodologias específicas, de modo que articule as diferentes áreas do conhecimento e os aspectos da vida cidadã, atentando-se também para características peculiares à realidade histórica e social de cada sujeito.

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Educação, Reflexão, Alunos

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