60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos

EXPECTATIVAS DOS ALUNOS QUANTO AO CURSO DE ELETROMECÂNICA, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA NO CEFET-BA/UE- BARREIRAS- BA.

Helena de Araújo Soares Silva1
Adriana Lopes Arruda1
Anderson Dias Pignata Cruz Macedo1
Cacilda Ferreira dos Reis1

1. CEFET-BA/UE-BARREIRAS


INTRODUÇÃO:
Historicamente a educação de jovens e adultos no Brasil tem sido marcada por iniciativas individuais ou programas paliativos, ocasionando descontinuidades, contradições e descaso por parte dos órgãos responsáveis. Neste sentindo, a implantação do PROEJA (Programa de Integração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio ao Ensino Médio na Modalidade de Jovens e Adultos) na rede federal surge com escopo de resgatar e inserir, com dignidade, no sistema escolar brasileiro, jovens e adultos lhes proporcionando o ingresso à educação e a formação profissional de boa qualidade na perspectiva de uma formação integral. No intuito de compreender mais profundamente este foco complexo de discussão realizou-se uma pesquisa investigativa para identificar e analisar quais as expectativas dos alunos do PROEJA de Eletromecânica do CEFET-BA/Unidade de Ensino de Barreiras. O conhecimento das Expectativas desses alunos é de fundamental importância para o sucesso educacional, tendo em vista o alarmante índice de evasão registrado pela instituição, alem de proporcionar uma análise crítica das suas aspirações e dificuldades, visando ao delineamento de políticas institucionais que viabilizem a permanência desses Jovens e Adultos na Instituição Federal de Ensino em estudo.

METODOLOGIA:
A pesquisa apresenta um estudo de caso com enfoque qualitativo-descritivo. A escolha deste tipo de abordagem deu-se pelo fato de possibilitar o caminho mais adequado para investigar a realidade social, dando ênfase aos dados descritivos, proporcionando uma compreensão contextualizada.. Realizou-se uma pesquisa de cunho socioeconômico e cultural com aplicação de questionário composto por vinte questões, sendo cinco abertas, cinco fechadas e dez de múltipla escolha, além de observação dos dados de pesquisa realizada pela própria instituição. A entrevistas foram realizadas em dezembro de 2008 com 08 dos 12 alunos matriculados nos 2º e 3º módulos no curso de Eletromecânica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos no CEFET-BA/UE-Barreiras. A análise dos dados coletados embasou-se nos teóricos como Nunes (2005), Moura (2005), Ferreira (2007) e documentos oficiais do MEC voltados para a Educação de Jovens e Adultos que contemplam a temática com propriedade, além de serem legitimados pela produção significativa de estudos sobre o tema.

RESULTADOS:
Os dados apontam que 90% dos alunos do Curso de Eletromecânica na modalidade PROEJA já possuem o Ensino Médio, o que revela o não atendimento do objetivo pré-estabelecido do curso, que é inserir no mercado de trabalho jovens e adultos com mais de 18 anos que não conseguiram concluir o ensino médio no período regular, o que implica em desperdícios de recursos públicos, visto que, o programa, na realidade supracitada, não atende aos objetivos traçados na sua constituição. 81,5% dos entrevistados revelaram que o motivo principal da escolha do curso foi à possibilidade de colocação formal no mercado de trabalho e melhoria salarial. O CEFET-BA possui um grande respaldo entre os estudantes que reconhecem o valor que a instituição tem para o mercado de trabalho regional. No entanto, os resultados apontam para um alto nível de insatisfação quanto ao objetivo do curso, carga horária, fatores organizacionais e pedagógicos da instituição, indicando a necessidade de uma análise mais profunda da realidade e funcionalidade do PROEJA do CEFET-BA/Unidade-Barreiras.

CONCLUSÕES:
Ao analisar aspectos como expectativas, rendimento escolar, motivação e metodologia docente no âmbito do PROEJA, considerando a diversidade sócio-cultural e as peculiaridades do saber humano, permite afirmar que as relações entre os sujeitos e os elementos formadores de sua realidade circundante, além das práticas cotidianas do exercício da docência formam a base do desenvolvimento e qualificação desta modalidade de ensino. Os dados da pesquisa constatam a necessidade de melhor organização na seleção do público alvo, do esclarecimento aos candidatos, antes do ingresso, quanto à modalidade proposta e que o curso é uma oportunidade de conclusão do ensino básico às pessoas que não tiveram o acesso na idade regular. As informações coletadas e analisados são indispensáveis para o repensar da instituição e de todo seu corpo formador no tocante a ação e postura docente, a imagem da instituição, perspectiva pedagógica imprecisa, organização curricular, atendimento assertivo do público alvo a que se propõe e espaços de discussões dirigidos, para que todos os setores humanos da instituição possam opinar e contribuir para a construção de uma educação de todos e para todos.

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  PROEJA, EDUCAÇÃO, EXPECTATIVAS

E-mail para contato: helena.ass@hotmail.com