60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática

O USO DE INSTRUMENTOS PARA CONSTRUÇÃO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PELOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA NAS REDES MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL NO MUNICÍPIO DE BARREIRAS-BA.

Helder Ribeiro da Silva1
Jefferson Rodrigues Costa1
Alexandre Bolera Lopo1

1. CEFET-BA/U.E. Barreiras


INTRODUÇÃO:
Algumas observações e criticas a respeito da utilização de instrumentos de desenho no ensino na disciplina de geometria são dados de maneira vaga em artigos, dissertações e livros. No entanto, em geral, se dão de modo amplo sem a intencionalidade de enfocar o tema específico em um nível que merece atenção, dado à sua importância como ferramenta para o aprendizado da disciplina do desenho em todas as suas modalidades, sobretudo o desenho geométrico. Sendo assim, este trabalho propõe investigar as metodologias no uso da régua, esquadros, transferidor e compasso, instrumentos notoriamente essenciais que através de sua correta manipulação possibilita o discente a visualização em duas e três dimensões. Por conta disso define-se como objetivo deste estudo conhecer o nível de informações e de dificuldades dos discentes em relação à construção, de modo preciso, das figuras geométricas usuais.

METODOLOGIA:
O presente projeto é de natureza didático-pedagógico, com abordagem qualitativa, sendo que para a coleta de dados foram aplicados formulários semi-estruturado. O instrumento foi composto por 06 questões. Os sujeitos do estudo foram discentes do ensino médio da rede municipal, estadual e federal totalizando 150 pesquisados, selecionados através de sorteio. Realizou-se estudo-piloto com a primeira etapa do formulário para validar o instrumento e estabelecer a redação definitiva. Entrevistou-se, ainda, os professores das redes pública e privada de Barreiras-BA, com o intuito de analisar a opinião dos mesmos. Durante a coleta, análise e utilização dos dados manteve-se respeito aos pesquisados. Os valores foram agrupados e tratados através da estatística descritiva. Em seguida, foram distribuídos em tabelas e gráficos e analisados à luz de diferentes referências que abordam o tema.

RESULTADOS:
Os resultados revelaram o baixo nível dos estudantes (82%) quanto ao domínio da ferramenta desenho para auxílio no desenvolvimento do raciocínio de conceitos e propriedades da geometria, tendo um impacto direto no rendimento dos sujeitos da pesquisa no decorrer do ensino médio. Pois os exercícios em geometria exigem articulações e domínio da simbologia matemática, e essas conexões oferecem sempre um pouco de dificuldade para os mesmos. Essas constatações é que tem contribuído para a grande porcentagem de erros ou abstinência por parte dos discentes. Observando que as questões que se referem a áreas, polígonos e circunferência 100% erram, mas é interessante destacar que estas questões exigem muito mais estratégias e investigações para a sua resolução do que outras. Quanto aos docentes da disciplina de Geometria, observou-se que eles privilegiam o uso de propriedades geométricas na resolução dos problemas, mas não enfatizando a importância do desenho para a construção do raciocínio geométrico. O que, portanto, fica clara a falta, em 90% dos casos, do uso do desenho no trabalho em Geometria tanto pelo docente e, principalmente pelo discente que desconhece essa rotina pedagógica, conseqüentemente levando a um grau de deficiência muito maior.

CONCLUSÕES:
Constatou-se que a compreensão da relação existente entre Geometria e Desenho diminui a dificuldade na disciplina Geometria, se for estimulado o uso das ferramentas em questão, uma vez que funciona como componente facilitador da aprendizagem além de conferir ao desenho uma estreita relação com a Geometria. Diante do exposto, ficou possível visualizar que a necessidade de vivenciar momentos de formação em geometria, buscando a criação de um ambiente de aprendizagem baseada na resolução de problemas e no desenvolvimento de projetos, fundamentado na abordagem construcionista. Com isto, procurando proporcionar aos discentes uma aprendizagem mais significativa e contextualizada e a aquisição de habilidades e competências para o exercício de uma prática inovadora. Almejamos ainda que eles procurem conhecer profundamente a geometria, compreendendo-a como um sistema dedutivo, que oportuniza uma aprendizagem lógica e uma melhor organização do conhecimento. O pensamento geométrico evolui articulando a intuição e a dedução. Dessa maneira, a aprendizagem de geometria depende da escolha de uma abordagem de ensino adaptada ao nível dos alunos, uma vez que não há compreensão quando as propostas de aprendizagem que são apresentadas, então, em um nível mais elevado do que o aluno possui.

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Desenho, Aprendizagem, Instrumentos.

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