60ª Reunião Anual da SBPC




D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 1. Análise e Controle de Medicamentos

DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE MÉTODOS ANALÍTICOS PARA DETERMINAÇÃO DE DIAZEPAM E MIDAZOLAM EM FORMULAÇÕES FARMACÊUTICAS DE USO HUMANO E VETERINÁRIO

Graziela Costa Bósio2, 1
Nájla Mohamad Kassab5, 2, 1
Marcos Serrou do Amaral6, 4, 1

1. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
2. Departamento de Farmácia - Bioquímica
4. Departamento de Física
5. Prof.ª Dr.ª / Orientadora
6. Prof. Dr.


INTRODUÇÃO:
O controle de qualidade farmacêutico deve garantir a adequação aos padrões farmacopéicos, assegurar a inocuidade e a eficácia dos medicamentos, estando assim associado ao sucesso da terapêutica. Qualquer falha no processo produtivo de medicamentos pode traduzir em risco para o paciente, podendo evoluir desde a ineficácia, à toxicidade ou à morte. Os benzodiazepínicos (BDZs) são fármacos hipnótico - sedativos empregados no tratamento sintomático da ansiedade e da tensão, também são utilizados como adjuvantes anestésicos no pré - operatório de humanos e animais. Milhares de BDZs foram produzidos e testados mas apenas cerca de 20 deles estão disponíveis para uso clínico. Considerando o crescente interesse nessa classe de compostos, a possibilidade de uso indevido e o potencial de abuso, verificou-se a necessidade do desenvolvimento de metodologias analíticas sensíveis e confiáveis a fim de detectar e quantificar os BDZs em preparações farmacêuticas. Muitos métodos têm sido propostos para a determinação de BDZs, porém a grande maioria não é aplicável nas análises farmacêuticas. Além disso, muitos métodos apresentam baixa sensibilidade e especificidade, são trabalhos e consomem muito tempo de análise.

METODOLOGIA:
A espectrofotometria na região do UV foi empregada com o objetivo de validar métodos analíticos quantitativos para a determinação de diazepam e midazolam em formulações farmacêuticas, indicadas tanto para uso humano quanto animal, com vista ao controle de qualidade. Dois métodos por espectrofotometria na região do UV foram validados para a análise dos fármacos acima citados. Os parâmetros avaliados foram: comprimento de onda, curva de calibração, precisão (coeficiente de variação - CV) e exatidão (teste de recuperação).

RESULTADOS:
Diazepam na forma de comprimidos e midazolam solução injetável foram analisados em solução aquosa ácida 1,0% em 285 nm e 260 nm, respectivamente. As linearidades (R2) dos métodos foram de 0,9996 e 0,9995, o coeficiente de variação (CV) de 0,78% e 0,66%, os teores de fármacos encontrados nas amostras foram de 95,12% e 97,71% e a recuperação dos métodos de 100,15% e 101,20%, respectivamente.

CONCLUSÕES:
Os métodos validados são simples, rápidos e reprodutíveis e podem ser empregados na rotina do laboratório de controle de qualidade.

Instituição de fomento: CNPq / UFMS

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Benzodiazepínicos, Controle de Qualidade, Espectrofotometria

E-mail para contato: graziela_bosio@hotmail.com