60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 27. Teoria Econômica

CIÊNCIA ECONÔMICA

Gabriela Marcks da Silva1
Tatiana Camila Simon1
Argemiro Luís Brum2

1. Acadêmicas do Curso de Economia – DECon/UNIJUI - Autoras
2. Professor Doutor do DECon/UNIJUI - Orientador


INTRODUÇÃO:
Foi somente na Idade Moderna que surgiu o aprofundamento empírico e teórico dos estudos econômicos, inaugurando propriamente uma história de pensamento econômico. Surgiu nos séculos XVI e XVII com o nacionalismo econômico e a intensificação do capitalismo. Foi neste período de notável evolução do conhecimento humano e surgimento das ciências modernas que a economia constituiu o seu núcleo cientifico estabelecendo sua área de ação. As teorias econômicas foram criadas conforme as mudanças históricas que aconteceram na sociedade e no sistema econômico, assim a formação de uma escola econômica aponta as linhas de pensamento abordadas por cada autor em determinada época.

METODOLOGIA:
Este trabalho vem sendo confeccionado através de diversas pesquisas bibliográficas, com discussões em grupo e, se necessárias, levadas à professores do Departamento de Economia e Contabilidade – DECon. A pesquisa está sendo realizada em uma perspectiva de interação e aprofundamento no contexto de um projeto realizado pelo Grupo PET que estuda os principais pensadores da economia, incluindo suas classes teóricas de pensamento e suas contribuições para a formação da ciência econômica.

RESULTADOS:
Este artigo é do tipo tutorial e representa o resultado de uma revisão bibliográfica histórica desde a origem até o presente momento. Posteriormente será seguido por um objetivo específico onde primeiramente será feita uma recapitulação histórica das escolas e pensadores que construíram a história econômica até os dias de hoje. O artigo envolve também as aplicações das teorias em casos tanto comuns como específicos da história, permitindo-nos, assim, ter uma visão da importância de cada teoria na formação do pensamento econômico. Os resultados esperados da pesquisa visam contribuir para o maior conhecimento e interpretação das idéias originais dos principais autores das diferentes teorias econômicas, facilitando desse modo uma melhor compreensão na leitura das obras destes respectivos autores.

CONCLUSÕES:
Visamos fazer uma sistematização dos acontecimentos históricos quanto ao surgimento das teorias econômicas com a intenção de proporcionar uma melhor compreensão das mudanças que se sucederam no meio econômico e na sociedade nos últimos tempos. Isto permitirá fazer um acompanhamento da evolução das teorias, e das escolas econômicas, assim como dos pensadores econômicos. Igualmente, fazer uma comparação da aplicabilidade das respectivas teorias com os fatos históricos decorridos ao longo da história mundial. Além disso, perceber como a ciência econômica vem contribuindo para a leitura da realidade, criando uma melhor compreensão de como ela se encontra no contexto das ciências em geral.ao longo da historia mundial. E perceber como a ciência econômica vem contribuindo para a leitura da realidade, criando uma melhor compreensão de como essa ciência se encontra no contexto das ciências em geral.

Instituição de fomento: MEC/SESu/PET

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Ciência Econômica, Escolas Econômicas, Teorias Econômicas

E-mail para contato: gabriela.silva@unijui.edu.br