60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 28. Economia

INDICADORES SOCIAIS, INCLUSÃO DIGITAL E CONDIÇÕES DE VIDA NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS.

Talita Andreotti Costola1
Fernando Augusto Mansor Mattos2

1. Pontificia Universidade Catolica de Campinas PUC-CAMPINAS
2. Prof. Orientador PUC-CAMPINAS


INTRODUÇÃO:
O tema desse plano de trabalho para pesquisa de Iniciação Científica (IC) é a evolução recente dos indicadores sociais que descrevem as condições de vida na RMC.

METODOLOGIA:
A revisão bibliográfica inicial do projeto original apoiava-se na discussão sobre desigualdade regional no Brasil, que é medida em termos do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios e também dos Estados da federação em relação ao PIB nacional.

RESULTADOS:
Esta parte da revisão bibliográfica terá sido bem feita e completada no andamento atual do projeto (até agosto de 2008). A partir da renovação do mesmo, pretende-se enfatizar o estudo, análise e coleta das informações relacionadas à realidade social e econômica da RMC, tanto no que se refere aos PIB’s municipais, quanto também – e isso é o mais importante – aos indicadores municipais de inclusão digital.

CONCLUSÕES:
O trabalho de Iniciação Científica da aluna tem um duplo objetivo: (a) estudar a literatura recente sobre desigualdades regionais no Brasil, buscando avaliar e interpretar a evolução recente da participação da região metropolitana de Campinas na renda nacional; (b) pesquisar, coletar e interpretar dados, estatísticas e indicadores que permitam descrever a evolução recente das condições sociais e das condições de vida da população residente nos municípios que formam a RMC.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  PIB, Condições de vida e sociais

E-mail para contato: taliandreotti@hotmail.com; andreotti_tali@yahoo.com.br