60ª Reunião Anual da SBPC




B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil

ABORDAGEM EVOLUTIVA PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO ENERGÉTICA EM EDIFÍCIOS INTELIGENTES

Bruno José Aun1
Alexandre de Assis Mota1
Lia Toledo Moreira Mota2

1. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1)
2. Indelmatec Engenharia (2)


INTRODUÇÃO:
O termo edifício inteligente está relacionado à qualidade e rápido retorno de investimentos. Mais recentemente, ao se relacionar com a engenharia, esse termo obteve outro significado, baseado nos conceitos de projeto, construção e operação de edifícios. O Intelligent Building Institute (IBI) dos EUA define um edifício inteligente (EI) como sendo um edifício que permite a criação de ambientes produtivos, a partir da otimização e do inter-relacionamento de seus quatro elementos básicos: estrutura, sistemas, serviços e gerenciamento. No Brasil, a Associação Brasileira da Construção Industrializada (ABCI) define um EI com as mesmas características definidas pelo IBI, acrescentando a definição de que devem possuir um projeto atualizado e uma construção racional e econômica. Apesar das diversas definições existentes no mundo atualmente, todas elas indicam um objetivo comum dos EIs: a criação de um ambiente produtivo e eficiente, ao menor custo possível. Assim, de forma geral, um EI pode ser definido como aquele que utiliza a tecnologia para minimizar desperdícios e custos operacionais e promover um aumento da produtividade de seus usuários. Como 1/3 da energia no mundo é consumida por edificações da construção civil, esse trabalho foi motivado pela necessidade de otimização energética em edifícios, o que pode ser especialmente implementado em edifícios inteligentes, através da otimização de seus quatro elementos básicos: gestão, sistemas, serviços e estruturas. A evolução dos EIs, nos últimos anos, responde à demanda mundial por maior eficiência energética. Levando-se em conta que a otimização dos sistemas prediais após a construção geralmente implica na necessidade de "retrofitting" (reforma e atualização) do sistema elétrico, incorrendo em alto grau de desconforto para os usuários e em custos extremamente elevados, é altamente desejável o desenvolvimento de linhas de ação que permitam otimizar a eficiência energética do ambiente construído a priori, ou seja, na fase de projeto da construção. Essas linhas devem considerar a evolução da ocupação e a incerteza nos diferentes fatores envolvidos com os sistemas elétricos dos edifícios inteligentes. Este trabalho propõe o desenvolvimento e a implementação de um arcabouço computacional para modelagem, representação e simulação de unidades prediais, com vistas à otimização energética para aumentar a eficiência e reduzir os custos desses ambientes construídos. Os principais objetivos deste trabalho são: -O uso de algoritmos evolutivos completos, desenvolvidos em linguagem C, que farão a seleção, recombinação e mutação das soluções possíveis de um problema de otimização energética até encontrar a melhor solução ou próximo disso. -Avaliação e simulação de problemas de otimização energética para tornar possível a formulação de estratégias de otimização em edifícios inteligentes, com base em fornecimento de energia elétrica e luz.

METODOLOGIA:
Vários métodos podem ser empregados para solucionar um problema de otimização. Em especial, a computação evolutiva está fundamentada em mecanismos evolutivos naturais, onde podem se destacar a presença de auto-organização e de comportamentos adaptativos propostos por Charles Darwin em sua teoria da seleção natural. Esse paradigma estabelece formalmente que a vida na terra é resultado da seleção dos mais aptos, e que, portanto, apresentam melhores chances de sobreviver e de se reproduzir. A CE está centrada em conceitos fundamentais que viabilizam a simulação computacional da passagem de gerações que caracteriza a evolução natural, codificada para um problema específico. Neste trabalho, são consideradas as múltiplas necessidades de ativação de equipamentos (lâmpadas, eletrodomésticos, etc...) devido ao comportamento da ocupação, minimizando o uso de energia em um certo horário de pico (por exemplo 18:00hs as 20:00hs), para um conjunto finito de aparelhos e um perfil de demanda aproximado. O uso de algoritmos evolutivos trata a solução desse problema levando em conta informações como o estado (ligado ou desligado), a localização espacial (cômodo, andar) e temporal dos equipamentos. A solução final é encontrada quando a combinação desses itens promove o menor gasto de energia. Para problemas relacionados à iluminação, o processo de seleção é o mesmo, porém relacionado às necessidades de características previstas para ambientes construídos, em especial com relação às condições previstas na norma técnica NBR5413.

RESULTADOS:
Os resultados do trabalho estão relacionados ao desenvolvimento de um método computacional que sugira a melhor alternativa para o posicionamento dos eletrodutos e condutores na instalação elétrica em análise, levando-se em conta tanto aspectos técnicos e de segurança quanto aspectos econômicos relacionados à construção em estudo. Mais especificamente, são resultados desse projeto: - Um módulo computacional referente a um algoritmo evolutivo completo, desenvolvido em linguagem de programação C. - Uma significativa massa de dados referentes à simulação de problemas de otimização energética em edifícios inteligentes, focando a otimização do fornecimento de energia elétrica e luz.

CONCLUSÕES:
Este trabalho tratou do desenvolvimento e a implementação de um arcabouço computacional para modelagem, representação e simulação de unidades prediais inteligentes, com vistas à otimização energética para aumentar a eficiência e reduzir os custos desses ambientes construídos, do ponto de vista da rede elétrica e equipamentos correlatos. As estratégias assim obtidas podem ser incorporadas ao sistema de supervisão e controle (BMS – Building Management System) e utilizadas para otimizar o projeto e uso desses edifícios, considerando um conjunto de cenários específicos que podem ser avaliados em tempo real.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  

E-mail para contato: bada_offspring@hotmail.com