60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Arquitetura e Urbanismo - 49. Arquitetura e Urbanismo

MORFOLOGIA E USOS DA ARQUITETURA: A IMPORTÂNCIA DO GEOPROCESSAMENTO DAS INFORMAÇÕES.

Alana Caroline de Souza Oliveira1
Heliana Lima de Carvalho1
Edja Bezerra Faria Trigueiro2

1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE-UFRN
2. Prof. Dr - Departamento de arquitetura e Urbanismo - UFRN - Orientador


INTRODUÇÃO:
A utilização do geoprocessamento como ferramenta de modelagem e análise se tornou fundamental, em estudos de morfologia do ambiente construído, pois permite expressar, concretamente, os agentes que interferem na formação do espaço e suas implicações na configuração urbana, bem como possibilita o processo de geração, recuperação e sistematização de uma base de dados georreferenciada de qualidade. Os recursos gráficos dos sistemas de informação geográfica (SIG) funcionam significativamente bem neste tipo de investigação, nas etapas de representação da realidade, visualização das informações, análise da situação e exposição dos resultados. As diversas informações geradas pelos estudos desenvolvidos na base de pesquisa Musa (Morfologia e Uso em Arquitetura) representam um acervo considerável de dados de diversas tipologias e formatos (dados quantitativos, qualitativos e gráficos) os quais se caracterizam por representar várias pesquisas em estudos histórico-morfológicos da arquitetura de cidades dentro e fora do estado do Rio Grande do Norte. Promover a integração das informações geradas por estas pesquisas em um banco de dados comum, com o estabelecimento de uma metodologia de disponibilização e manutenção das informações eficaz promovendo a centralização dos dados é a proposta deste projeto, que consequentemente realizará a migração destes para um SIG de domínio público desenvolvido por uma instituição de pesquisa nacional e comprovadamente eficiente no gerenciamento deste tipo de dados.

METODOLOGIA:
Para alcançar os objetivos propostos esta pesquisa perpassa por algumas etapas metodológicas: O levantamento dos diferentes tipos de informações a serem reunidas no banco de dados integrado, como mapas, fotos, textos e etc; a migração dos dados do SIG utilizado, até o momento, para o SPRING na sua versão mais atual disponibilizada, verificando todos os possíveis problemas de conversão de formatos nesta transferência de informação; logo após efetua-se a construção de bancos de dados articulando informações físico-espaciais com informações espacializáveis de diversas naturezas de bairros de Natal que passam por transformações agudas e/ou que reúnem vestígios de épocas sucessivas em iminente risco de desaparecimento. E então tem-se o gerenciamento, a manutenção e a atualização da base de dados georreferenciada de forma a gerar diversos mapas temáticos, os quais devem possibilitar simular e inter-relacionar diferentes tipos de informações, permitindo desta forma, a projeção de cenários para efeito de planejamento, bem como a modelagem de funções de correlação e a interação de dados para efeito de controle, supervisão e obtenção de diagnósticos. Ao longo de todo esse trabalho mencionado são realizados testes de validação, incluindo pesquisas, in loco, para efetivar a veracidade do material levantado. Também é feita a construção de um banco de imagens, paralelo ao banco de dados, relativo às edificações que foram inventariadas e por fim a edição final e o acesso das informações produzidas.

RESULTADOS:
O Projeto “Morfologia e Usos da Arquitetura: a importância do geoprocessamento das informações” teve como inicio a formação de um banco de dados referente aos bairros da Ribeira e Cidade Alta os quais já foram concluídos sendo que a base de dados produzida para a Ribeira resultou de uma articulação entre este projeto e o projeto “Plano de Reabilitação de Áreas Centrais/PRAC-Ribeira,realizado pela Prefeitura Municipal do Natal,Caixa Econômica Federal e Ministério das Cidades.Esta base foi utilizada para a redefinição das áreas de preservação do bairro e para a definição de propostas de intervenção. Dando continuidade a este banco de dados foram inseridos mais cinco bairros de Natal, Areia Preta, Rocas, Praia do Meio, Petrópolis e Santos Reis, escolhidos devido à existência de estudos e/ou inventários sobre vestígios ali sobreviventes de edifícios antigos. O banco de dados está sendo sistematizado em uma base georreferenciada construída no ambiente Spring, um freeware desenvolvido pelo INPE. O banco de dados, hoje, conta com os bairros de Cidade Alta, Ribeira, Petrópolis, Areia Preta, Praia do Meio, Rocas, Santos Reis e Tirol, que por sua importante filiação estilística foi incorporado ao projeto para desenvolvimento em etapas futuras. Paralelamente a esse banco de dados está sendo formado um outro de imagens. Geoprocessamento de dados morfológicos sobre a arquitetura de bairros em Natal: Alecrim, Lagoa Nova e Barro Vermelho” é a nova e ultima fase desse projeto.

CONCLUSÕES:
O geoprocessamento é de grande interesse para o estudo morfológico da arquitetura por permitir visualização clara e fácil de inúmeras variáveis essenciais para a compreensão de estados e processos urbanos. Esta pesquisa concorre para a ampliação do conhecimento sobre os processos de formação e transformação de cidades e edifícios e sobre paradigmas morfológicos subjacentes a esses processos. Além disso, a mesma ainda contribui para a avaliação de intervenções no ambiente construído e para a tomada de decisões projetuais, através da própria montagem do banco de dados e da divulgação de instrumentos de representação e análise. Espera-se ampliar o projeto em próximas etapas com a inclusão de mais bancos de dados referentes aos bairros de Natal. Contudo, propõe-se contribuir, de modo inovador, para a ampliação deste conhecimento, através da utilização de geotecnologias ora disponíveis para disseminação de informações acerca do ambiente construído, com um enfoque específico para o ambiente edificado em Natal.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Geoprocessamento, Banco de dados, Patrimônio histórico

E-mail para contato: alanacso@gmail.com