60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira

OBSERVAÇÕES SOBRE UMA CARTA DE ALPHONSUS DE GUIMARAENS

Alessandra Maria Barbosa Viola1
Francine Fernandes Weiss Ricieri1, 2

1. Universidade Paulista – Campus Sorocaba
2. Orientador


INTRODUÇÃO:
A produção literária de Alphonsus de Guimaraens recebeu, em sua maior parte, publicação póstuma, tendo saído entre 1923 e 2001, várias edições de seus escritos, organizadas por sua família. Na Obra completa de 1960, incluiu-se um epistolário, contendo vinte cartas do escritor. Em 2002, Alexei Bueno publicou a Correspondência de Alphonsus de Guimaraens, que reapresenta aquelas 20 cartas, além de outras onze, totalizando 31 documentos de Correspondência Ativa. Há também outras 21 cartas da Correspondência Passiva do escritor. Este projeto de iniciação científica pretende contribuir com o estabelecimento de um referencial básico de pesquisa que amplie este corpus, possibilitando pesquisas posteriores voltadas, entre outros objetivos, a uma investigação que possa apontar elementos de uma concepção do ato criativo, por parte de Guimaraens. Constitui-se, portanto, na análise do epistolário já publicado do escritor, e também no exame, transcrição e descrição do conteúdo de um corpus inédito contendo cerca de 30 documentos, entre cartas e bilhetes escritos por Guimaraens nas últimas décadas do século XIX. Os documentos fazem parte do espólio de José de Freitas Valle, mantido no acervo pessoal da pesquisadora Marcia Camargos, que o disponibilizou para pesquisa.

METODOLOGIA:
Anotação descritiva do conteúdo de uma carta escrita por Alphonsus de Guimaraens no ano de 1893, associando-a ao conjunto da epistolografia do escritor, atualmente disponível para análise.

RESULTADOS:
Apenas um dos documentos constantes no acervo legado por Freitas Valle aparece na publicação organizada por Alexei Bueno: uma longa carta datada de 27 de abril de 1993, em que Guimaraens comenta e recomenda a Enquête sur l´évolution littéraire, do francês Jules Huret, especialmente a entrevista que Stéphanne Mallarmé concedeu ao organizador do livro. Na carta, Alphonsus transcreve postulações daquele escritor que seriam decisivas para a constituição do que ficou conhecido como simbolismo. Em especial no caso da carta recortada para discussão neste evento, procura-se assinalar sua pertinência para a compreensão de formulações relativas à concepção do fazer poético, presentes no conjunto das cartas do escritor. Assim, serão estabelecidas, aqui, associações entre esta carta e outras alusões presentes no conjunto desta epistolografia. Em especial quanto aos temas das cartas, parecem relevantes as recorrentes alusões a poetas e livros de interesse do escritor ou de seus amigos e interlocutores, bem como manifestações de admiração e restrição a este ou aquele poeta, poema, ou mesmo a versos específicos. Entre os amigos ou literatos mencionados nos textos, encontram-se José Severiano de Rezende, Raimundo Correa, Coelho Neto, Verlaine, o já mencionado Mallarmé, René Ghil, Zola, entre outros.

CONCLUSÕES:
Apesar de ser comum a avaliação que considera Alphonsus de Guimaraens (1870-1921) poeta destacado da poesia brasileira simbolista, observa-se que sua obra, assim como a de outros poetas relacionados àquela tendência, suporta, ainda, uma diversidade de estudos. Pressupondo que o retorno às fontes primárias talvez possa contribuir com um redimensionamento de diversos aspectos desta obra poética, este trabalho pretende discutir, a partir do estudo da epistolografia do escritor, aspectos de seu processo criativo. As cartas fornecem, ainda, material documental sobre o processo de estabelecimento do pseudônimo definitivo do poeta (Alphonsus de Guimaraens), o que pode contribuir com futuras tentativas de revisão de pressupostos consagrados da análise crítica de que sua obra tem sido objeto.

Instituição de fomento: Trabalho de iniciação científica

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Epistolografia, Alphonsus de Guimaraens, simbolismo

E-mail para contato: viola_alessandra@hotmail.com