60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 6. Lingüística

HENFIL E SEU PERSONAGEM UBALDO, O PARANÓICO: ANÁLISE DA LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL DOS QUADRINHOS

Juliana de Souza Leuenroth1
Flamínia M. M. Lodovici1, 2

1. Departamento de Lingüística – Faculdade de Comunicação e Filosofia PUC-SP
2. Orientadora


INTRODUÇÃO:
Os quadrinhos de Henfil são cheios de significados e referências à situação do Brasil. Ubaldo, o paranóico conta, através de suas tirinhas, a história da repressão militar no país. O objetivo desta pesquisa é mostrar quais os artifícios o humorista utilizava em seus desenhos para passar sua mensagem contrária à ditadura e a tentativa de mostrar à população os problemas do país.

METODOLOGIA:
O trabalho baseou-se em um extenso levantamento bibliográfico sobre as histórias em quadrinhos, sua criação e popularização e sua utilização como maneira de representar ideologias e a análise das tirinhas do personagem publicadas na revista IstoÉ de 1977 à 1980.

RESULTADOS:
A partir da análise dos quadrinhos publicados, é possível ter mapeado uma série de recursos utilizados pelo autor para aproximar o tema de seus leitores e tornar as metáforas e referências cifradas contra o regime militar compreensíveis a todos. Desta forma, a leitura das tirinhas do paranóico atingiam o espectador, sendo praticamente impossível não reagir de alguma forma a ele.

CONCLUSÕES:
Ubaldo, o paranóico é documento precioso que conta como vivia-se com medo durante o período militar. Henfil, com sua ironia e traços afiados conseguia transmitir suas idéias e sentimentos sobre a situação que o país vivia. Seus desenhos eram compostos de linhas econômicas, mas que eram plenas de significados, como se cada uma delas representasse algo, nenhuma estava ali sem propósito. Com suas tirinhas extremamente autorais, em seu estilo e maneira que transmitia sua ideologia, o humorista deixou uma mensagem fiel de sua revolta contra a arbitrariedade do regime para que isso jamais se repita na sociedade brasileira.

Instituição de fomento: PIBIC-CEPE Trabalho de Iniciação Científica

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Henfil, quadrinhos, ditadura

E-mail para contato: julianas.leuenroth@gmail.com