60ª Reunião Anual da SBPC




B. Engenharias - 1. Engenharia - 8. Engenharia Elétrica

SAFE – SISTEMA ANTI-FURTO PARA EQUIPAMENTO ELETRÔNICOS UTILIZANDO SENSOR DE VIBRAÇÃO E SENSOR DE PROXIMIDADE

Sandra Régia Chaves Carvalho1
Ronyel Chaves Cavalcante1
Pedro Klécius Farias Cardoso1, 2

1. CEFET-CE/Laboratório SISCOME
2. Prof. Dr./Orientador


INTRODUÇÃO:
Com o avanço da tecnologia, os equipamentos eletrônicos vem exercendo as mais variadas funções no cotidiano das pessoas. Nos dias de hoje, até as pequenas empresas, tais como pequenos comércios, farmácias e padarias, possuem um sistema informatizado de controle de estoque, contabilidade, pagamentos, etc. Em muitas das aplicações os equipamentos eletrônicos estão instalados em locais onde não existe uma vigilância que monitore a integridade deles. É o caso de uma grande quantidade de equipamentos eletrônicos instalados em locais desertos sem assistência humana. Neste cenário, observa-se a necessidade de um sistema que detecte a ocorrência de violações ou furtos dos equipamentos eletrônicos. Por exemplo, seria interessante para uma empresa detectar quando alguém não autorizado abrir ou deslocar seu servidor de rede. Este trabalho propõe a utilização de sensores de vibração e sensores capacitivos de proximidade em um sistema de detecção de violação de equipamentos eletrônicos cujo objetivo é minimizar os prejuízos, causados pela inadequada utilização ou por furtos, tanto para os fabricantes dos equipamentos, como para os usuários finais. Instalado dentro do equipamento, o sistema gerará um alarme que poderá ser enviado a distância indicando a violação do equipamento.

METODOLOGIA:
O SAFE foi desenvolvido nas instalações do CEFET-CE (Centro Federal de Educação Tecnológica-Ceará) pelo laboratório SISCOME (Sistema de Controle e Medição de Energia). As fases de desenvolvimento do sistema compreendem desde a etapa de pesquisa bibliográfica até a etapa de testes. O firmware do protótipo foi desenvolvido em linguagem C, utilizando-se um compilador da IAR Systems Development. Os elementos principais do sistema são o microcontrolador R8C/1B (Renesas Technology), o sensor de vibração ADXL322 (Analog Devices), o conversor de capacitância para digital CDC AD7150 (Analog Devices) e o sensor de proximidade. Foram implementadas rotinas de leitura dos sensores para auxiliar as rotinas de detecção de violação dos equipamentos. Baseado nas informações recebidas dos sensores, o microcontrolador decide se o equipamento está sendo violado ou não. Ele deve se comunicar a um CSA (Centro de Supervisão de Alarmes) distante, com o objetivo de informar qualquer intrusão ocorrida no equipamento. Cada vez que o CSA precisa saber em que estado se encontra o sistema, ele envia um pacote de solicitação de Status do equipamento ao SAFE, que o responde enviando um pacote contendo as informações solicitadas. Na ocorrência de violação um pacote é enviado imediatamente do SAFE ao CSA.

RESULTADOS:
O Sistema protótipo se encontra em fase de teste em laboratório. Os resultados obtidos com os testes se mostram positivos e coerentes, dada a finalidade do sistema. Por exemplo, para o detector de inclinação, a relação entre as inclinações reais (em graus) do equipamento em teste e os ângulos medidos pelo firmware vem mostrando a alta precisão dos componentes, bem como o bom desempenho do software. Percebe-se que não há diferença entre os resultados reais e calculados e que o sistema é capaz de sentir até mesmo pequenas inclinações do equipamento, em relação ao repouso. Para o detector de vibração, foram feitos testes onde o equipamento instalado junto ao Sistema Anti-furto era submetido a vibrações, em diferentes níveis de intensidades. Observou-se a saída do sensor de vibração no tempo e na freqüência. Pode-se perceber que é possível distinguir os diferentes níveis de intensidade vibratória do sinal através da análise da amplitude de vibração e da freqüência predominante.

CONCLUSÕES:
Os equipamentos eletrônicos exercem hoje em dia importantes funções em todos os tipos de ambientes tais como domésticos, comerciais, industriais. Em muitos casos uma monitoração constante de um equipamento é fundamental para impedir violações de vândalos. Mostrou-se neste trabalho que a implementação de um Sistema Anti-furto para equipamentos eletrônicos é bastante viável. A utilização de um bom microcontrolador, sensores de vibração e inclinação e sensores de proximidade podem detectar de maneira eficiente ações de vândalos que prejudiquem o funcionamento e mantenham a integridade dos equipamentos eletrônicos. A continuação desse trabalho consistirá no estudo aprofundado dos elementos que compõem a vibração, fazendo a análise vibratória no domínio freqüência, e também a implementação de diversas interfaces de comunicação entre o Sistema Anti-furto e o CSA.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  proximidade, vibração, violação

E-mail para contato: sandregiacc@gmail.com