60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 1. Antropologia da Religião

SANTO DAIME EM REDE: A RELIGIÃO NO CIBERESPAÇO

Luana Terra Rangel1, 3
Eliane Hojaij Gouveia4

1. PUC-SP
3. CNPq
4. Profa. Dra. Eliane Hojaij Gouveia - Departamento de Antropologia - PUC - SP


INTRODUÇÃO:
O presente estudo integra o projeto “Pluralismo Religioso e as Mídias Eletrônicas” do Núcleo Religião e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC-SP. A pesquisa desenvolvida por meio do sub-projeto: “Santo Daime em rede: a religião no ciberespaço” tem como foco a propagação de sites do Santo Daime no ciberespaço. O Santo Daime surgiu no Acre no início do século passado enraizado nas tradições ayahuasqueiras da região do Alto Amazonas. O catolicismo popular, o xamanismo, a cultura afro-brasileira e o espiritismo são elementos marcantes que podem sintetizar esta religião. Porém, a abordagem adotada tem seu norte no culto a uma figura feminina central em seu surgimento: Nossa Senhora da Conceição. Evidenciando o fato de que o Santo Daime se expandiu para os centros urbanos e teve sua aceitação pelas camadas médias da população, torna-se cada vez mais importante estudar os fenômenos que envolvem a relação entre a religião e a modernização.

METODOLOGIA:
O objetivo deste estudo é delinear a trajetória do Santo Daime, suas mudanças significativas, tanto na produção de sites e informações quanto na vida dos adeptos ocorridas por meio da participação em sites e comunidades no ciberespaço. Com este intuito foi utilizada a metodologia qualitativa por meio da revisão bibliográfica dos principais autores que estudam o Santo Daime, bem como dos principais autores que estudam as mídias eletrônicas, dando maior enfoque para a comunicação em rede virtual, o que permitiu a análise da coleta de dados. Para melhor compreensão do público receptor foi utilizada a técnica de história oral, na modalidade de história de vida temática, com adeptos da religião tanto de forma presencial quanto virtual. Por fim, foi feito o monitoramento dos sites vinculados ao Alto Santo e CEFLURIS, que permitiram os resultados apresentados pela pesquisa.

RESULTADOS:
Foi possível identificar três redes que se formam no ciberespaço: a primeira, mais ampla, compreende todos aqueles que consomem ayahuasca; a segunda compreende aqueles que consomem ayahuasca em diferentes práticas (religiosas, xamânicas, artísticas, terapêuticas) e a terceira compreende especificamente aqueles que são adeptos ou fardados do Santo Daime compondo uma rede de caráter católico marianista que tem, em grande parte, em sua interface a figura central feminina da Virgem da Conceição. Com a expansão do Santo Daime para as metrópoles as formas de comunicar no interior da doutrina se alteram na medida em que a cidade traz consigo novos modelos de sociabilidade que se expressam através de redes, fluxos e conexões. O vinculo religioso estabelecido por mediação da rede virtual ultrapassa as limitações colocadas pela religião permitindo a errância, a experimentação e a circulação de experiências entre diferentes tradições culturais. A rede virtual é o “lugar” onde as identidades se cruzam e se transformam.

CONCLUSÕES:
A internet deixa transparecer dois movimentos opostos: tanto a busca pela errância religiosa que sintetiza novas experiências espirituais através de uma religiosidade difusa, quanto a busca por uma identidade sólida. As possibilidades da mensagem religiosa ultrapassar fronteiras através de novos recursos comunicacionais geram uma nova forma de ação religiosa no mundo. Qual seja a busca por uma visão transformadora do mundo e de si mesmo para além dos limites de uma cultura particular, de um sistema religioso, cultural ou político. Por mediação da internet foi possível perceber novas formas de se relacionar com a religião para além dos limites de espaço e tempo e uma nova forma de pertencimento, que já não é caracterizada por uma identidade fixa, mas sim por uma multiplicidade delas.

Instituição de fomento: PIBIC/ CEPE/ CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  ciberespaço, marianismo, nova era

E-mail para contato: luanaterra00@hotmail.com