60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior

HISTÓRIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFMT (1987-2007)

Mary Diana da Silva Miranda1
Nicanor Palhares Sá1
Liana Deise da Silva1
Sandra Jorge da Silva1

1. Universidade Federal de Mato Grosso


INTRODUÇÃO:
O presente projeto buscou produzir um estudo que retratasse a História do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso - PPGE, buscando compreender dentro da sua trajetória, as principais táticas e estratégias adotadas em seus vários momentos partindo da idéia de sua criação até a comemoração de seus 20 anos de existência. O passado de uma instituição merece ser recuperado porque nela estão depositados os sinais e marcas de sua trajetória e porque a sua memória é capaz de abarcar múltiplas representações vivenciadas pelos grupos que dela fizeram parte. Ao recuperar a memória é possível oferecer aos agentes da instituição a multiplicidade de experiências que devem ser levadas em conta na definição de novos caminhos a serem trilhados. Assim pretendeu-se oferecer ao PPGE, um quadro que histórico de seu passado, permitindo uma reflexão sistemática sobre as políticas adotadas, os limites, sucessos e insucessos e também abertura de novas perspectivas em direção a consolidação do programa.

METODOLOGIA:
Utilizou-se o método histórico, tendo como referência geral a hermenêutica para análise e interpretação de dados. Utilizou-se das fontes documentais existentes nos arquivos do PPGE, do Grupo de pesquisa em história da Educação e memória – GEM e do Instituto de Educação da UFMT.

RESULTADOS:
No final da década de 1970, a Universidade Federal de Mato Grosso procurava, através da qualificação de seu corpo docente, adequar o ensino ministrado pela universidade às questões práticas e expectativas sociais da região, estimulando a pesquisa e extensão, no sentido de acumular conhecimento e experiências que viabilizassem esse projeto de compromisso com a vida social. Para implementar esse projeto, a UFMT criou Núcleos de Pesquisa e Pós-Graduação. O Núcleo do Departamento de Educação foi o mais bem sucedido em termos de pesquisa, proporcionando condições para a criação do curso de Mestrado em Educação. O mestrado em Educação foi o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu da UFMT, sendo criado em 1987 e iniciando a primeira turma em 1988.

CONCLUSÕES:
Os resultados alcançados fazem parte de um trabalho de localização e organização das fontes encontradas junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT, que fazem parte de uma dissertação de mestrado já defendida no interior do PPGE. Baseando-se nos dados coletados, foram elaboradas tabelas e verbetes de documentos. Através das análises documentais e depoimentos dos que participaram dessa trajetória, foi possível reconstruir parte da memória deste percurso do Mestrado em Educação da UFMT, tornando-se uma utilidade para as novas gerações de professores e alunos.

Instituição de fomento: CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  História da Educação., Pós-Graduação., universidade.

E-mail para contato: marypedagogiaufmt@yahoo.com.br