60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 5. Semiótica - 1. Semiótica

O CENÁRIO DOS CURSISTAS E TUTORES (ON LINE) NO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA - NEAD/UFMT

Dyolen Emanuel Vieira de Souza1
Rosemeire Pereira Oliveira2
Lúcia Helena Vendrúsculo Possari3

1. UFMT - Departamento de Comunicação Social
2. UFMT - Departamento de Comunicação Social
3. Profa. Dra. - Departamento de Comunicação Social - UFMT - Orientadora


INTRODUÇÃO:
A pesquisa analisa o Núcleo de Educação Aberta e a Distância - NEAD/UFMT, nos anos de 2007 e 2008. Em que medida o Núcleo garante a qualidade da construção de sentidos entre professores e alunos, ou seja, o processo de ensino/aprendizagem? A investigação é uma análise cultural no campo educativo, priorizando a Linguagem. Os fluxos comunicativos: emissor/enunciador, receptor/enunciatário e os meios, configuram-se como o enfoque comunicativo do trabalho. O componente dialógico - a interação - permite a compreensão que circunscreve às complexas formas de comunicação da contemporaneidade, destacando o papel das mediações e dos mediadores nas produções de sentido pretendidos. Desta forma, vamos examinar a interação existente entre docentes e discentes nessa modalidade de ensino.

METODOLOGIA:
O trabalho utiliza-se da abordagem qualitativa para analisar o estudo da recepção: pesquisa no cenário dos cursistas e tutores (on line) e presencial através de questionário factual e de entrevistas semi-estruturadas. Os dados quantitativos são suporte para a análise.

RESULTADOS:
São levadas em conta as interações entre tutores e alunos, através do fórum e do chat. Os resultados preliminares apontam para apenas 74% dos alunos estão interagindo, conforme o pré-estabelecido, respondendo às questões e encaminhando problemas e respostas o mais próximo do esperado. 18% dos alunos apenas utilizam-se as ferramentas para testar as possibilidades de interação e 8% dos alunos não se utilizaram das ferramentas. Das interações produtivas, apenas 10% alcançaram o nível de excelência. 30 % alcançaram o nível regular e os demais não responderam às expectaivas.

CONCLUSÕES:
Nessa fase de conclusão do trabalho, estamos investigando as causas da não-interação. Em princípio, os alunos alegam não-intimidade com o sistema. A pesquisa continua para se verificar outras possibilidades.

Instituição de fomento: FAPEMAT

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Cibercultura, Ensino à Distância, Comunicação.

E-mail para contato: DOUGDY@GMAIL.COM