60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia

ANÁLISE DAS ÁGUAS DA ÁREA DE CAPTAÇÃO DO ARROIO BARRACÃO NO MUNICÍPIO DE BENTO GONÇALVES / RS: UM PROBLEMA SÓCIO-AMBIENTAL

Andréia Sonaglio1

1. Universidade de Caxias do Sul


INTRODUÇÃO:
O estudo foi desenvolvido na disciplina de Hidrologia, do curso de Geografia, da UCS, Campus Universitário da Região dos Vinhedos, localizado em Bento Gonçalves, RS. O foco de estudo foi um afluente que chamamos de Arroio Barracão, localizado no mesmo município, o qual se caracteriza como uma área de captação e tratamento de água que abastece o município. A partir da delimitação do percurso deste afluente, observamos que o mesmo inclui a passagem por um balneário, uma área rural, escoamento de esgoto que deságua em seu leito, além de mata ciliar que possui em seu decorrer criações de bovinos, plantações agrícolas, casas irregulares e empresas. Considerando estes fatores, realizamos a análise dos parâmetros de maior relevância para identificação da poluição desse recurso hídrico, como o oxigênio dissolvido e o nível de demanda bioquímica de oxigênio, isto é, o grau de poluição orgânica existente na água analisada. O problema de pesquisa que orientou o estudo caracterizou-se da seguinte forma: como se encontra ás águas da bacia de captação do arroio barracão que abastece o município de Bento Gonçalves/RS sendo que corta uma área de balneário, rural e tendo como afluente o esgoto de um dos bairros da cidade? O objetivo do trabalho foi geral analisar os elementos que contribuem para a poluição da bacia de captação do Barracão identificando seus possíveis impactos ambientais e hídricos. Com isso pretendemos contribuir para a proposição de soluções para este problema ambiental identificado.

METODOLOGIA:
Em primeiro lugar delimitamos o local da coleta da amostra, situado onde é recolhido a água para tratamento e abastecimento do município de Bento Gonçalves. Determinados os pontos de coleta, definimos os parâmetros de maior relevância para serem analisados como o oxigênio dissolvido, coliformes fecais e a demanda bioquímica de oxigênio. A coleta foi feita no dia 31 de maio de 2007, quando as condições de tempo eram boas e não havia chovido significativamente nos últimos dias. Acompanhada de um técnico de um laboratório de análises, responsável pela coleta, recolhemos a primeira amostra (ponto 1) as 9:30 horas da manhã, a uma temperatura de 10,5°c ambiente, e 7,6°c a água. Coletamos diretamente do arroio, sem apoio de nenhum material específico para coleta de difícil acesso. A segunda amostra (ponto 2), sob as mesmas condições de temperatura, foi coletada neste mesmo dia as 9:50 horas. No local, que apresentava limites de acesso, foi necessário utilizar o equipamento de apoio que chamamos de “pescador”, o qual é lançado ao arroio para a coleta da amostra. Após a coleta, as amostras foram colocadas em uma caixa de isopor com gelo para manter a qualidade e a veracidade dos resultados. O ponto 1 está localizado há 300 metros da entrada da bacia, uma área de águas movimentadas por ser uma baixa do nível da estrutura geológica local. Já o ponto 2, foi localizado a 30 metros da bacia, com águas mais lentas devido a área plana do local cercada por residências, pequena plantação de grãos e criação de animais.

RESULTADOS:
Como primeiro parâmetro apresentamos os índices sobre a quantidade de oxigênio dissolvido encontrado nas amostras. Os dois pontos apresentaram um resultado inicialmente surpreendedor. No ponto 1, onde há uma menor tendência de poluição na água, encontramos um nível de oxigênio de 7,84 mg/litro. Já no ponto 2 o índice encontrado foi de 8,24 mg/litro. No ponto de coleta que se encontrava anteriormente ao afluente de esgotos (ponto 1), este índice analisado deveria ser maior que no ponto 2, visto que neste segundo ponto temos maior presença de coliformes fecais. Outro dado analisado foi o índice de coliforme fecal. Quanto a este, encontramos os dados previstos, onde no ponto 1 o índice da amostra coletada foi de 1870 NMP/100 ml. Já no ponto de coleta 2 encontramos 4950 NMP/100 ml. Os coliformes fecais são uma forma de contaminação por excretas de animais de sangue quente. Ainda, analisamos a demanda bioquímica de oxigênio. O resultado encontrado no ponto 1 foi de 64 mg/litro. No ponto 2 o índice foi de 34 mg/litro. A demanda bioquímica de oxigênio é uma forma de contaminação através de materiais de origem orgânica. Observamos que, no ponto 1, o valor foi maior referente ao ponto 2, devido a uma maior presença de materiais de origem orgânica que consta no decorrer do arroio naquele local da coleta (ponto 1) até o afluente do esgoto. A partir deste último, passa a diminuir a presença de materiais de origem orgânica e aumenta a presença de coliformes fecais, diminuindo assim as taxas de demanda bioquímica de oxigênio.

CONCLUSÕES:
Através desse trabalho podemos concluir que, em se tratando de um arroio cujo destino é o abastecimento do município, os cuidados estão sendo muito precários, o nível de contaminação é bastante alto, os quais se somam a outros agentes contaminadores desse recurso hídrico. Notamos também que essa poluição é residencial causada principalmente devido ao esgoto de um dos bairros do município que deságua no arroio Barracão, próximo à barragem, visto que as moradias desse bairro são, em sua maioria, irregulares, não possuem reservatório para esgoto e despejam seus dejetos diretamente no arroio. Para isso, propomos como possível solução para resolver esse problema, o qual é de responsabilidade coletiva e, em especial, das autoridades governamentais, o desenvolvimento, por parte do poder público, de um planejamento urbano onde essas moradias passem a serem regulamentadas com uso de fossas, de forma a não mais lançar seus esgotos diretamente no arroio, diminuindo assim a poluição da barragem, a quantidade de produtos químicos no tratamento da água e as doenças causadas pela poluição excessiva. O estudo demonstrou a imprescindível necessidade de um acompanhamento constante da qualidade da água consumida pelas populações em geral, a qual deverá ser garantida conjuntamente com políticas de saneamento básico, saúde publica, moradia, saúde, educação, emprego, esporte e lazer, entre outras.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  PROBLEMAS AMBIENTAIS, POLUIÇÃO, QUALIDADE DA ÁGUA

E-mail para contato: deiasonaglio@yahoo.com.br