60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 4. Educação Artística

OS ACADÊMICOS DE MÚSICA E A PIRATARIA. UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DOS SENTIDOS DA PRÁTICA

JOELDER POMPEO DE CERQUEIRA1
Ludmila Brandão1

1. Universidade Federal de Mato Grosso


INTRODUÇÃO:
A pirataria na atualidade, para alguns, é a fonte de diversos problemas econômicos e sociais; para outros, ao contrário, se traduz na solução desses problemas. É fato que existem muitos interesses de diferentes naturezas e escala de valores, num jogo que envolve gravadoras, grandes países produtores de tecnologia, o Estado, artistas e população consumidora. Portanto a pirataria não se reduz a um problema local, mas configura-se com problema com dimensões globais que pode, todavia, ser examinado a partir de um lugar específico. Como grande parte delas são cópias não autorizadas de mercadorias “originais”, um dos tópicos mais importantes da pesquisa é a discussão sobre a cópia. Procurei em uma linha de reflexão etnográfica, explorar uma compreensão do fenômeno, atentando-me para a dinâmica do mercado cultural subalterno, conforme definição do projeto, e as formas de sociabilidade na cidade de Cuiabá. Um dos aspectos mais marcantes do fenômeno, já apontados pela pesquisa é o do acesso aos produtos tornado possível às pessoas de baixa renda − daí serem tratados como circuitos subalternos de consumo (BRANDÃO, 2007) − seja pelas facilidades tecnológicas, seja pela oferta abundante, mas, principalmente, pelo baixo valor dos produtos. Para fazer a investigação do fenômeno a partir do ponto de vista daquele que, eventualmente e sem objetivos comerciais, não somente consome, mas pratica a pirataria para uso pessoal.

METODOLOGIA:
O primeiro passo foi a pesquisa bibliográfica a partir da qual tentei me aproximar do fenômeno para construir uma familiaridade com as características e peculiaridades do tema a ser explorado para construir criteriosamente o “problema” a ser investigado e, idéias desconhecidas e inovadoras sobre a pirataria no meio acadêmico A coleta de dados junto aos alunos do curso de Música da UFMT foi realizada em três etapas: 1- Na primeira aplicamos um questionário genérico e resumido em todas as turmas do curso para identificar os alunos que, de alguma forma, praticam a pirataria, seja na produção, na distribuição e/ou no consumo; 2-Na segunda, aplicamos um questionário mais detalhado e específico junto àqueles que afirmaram, na primeira etapa, fazer uso da pirataria. Aqui pretendemos conhecer objetivamente a sua prática respondendo às questões sobre as mídias, os formatos, os sistemas de compartilhamento utilizados, etc. 3-Depois de uma triagem dos que responderam ao segundo questionário, conforme a diversidade das respostas, convidamos parte desses alunos para um Grupo Focal a ser realizado em meados do semestre para discutir as questões mais importantes levantadas na pesquisa bibliográfica sobre a pirataria digital e, principalmente, para sondar o lugar efetivo da pirataria na formação desses alunos e suas conseqüências imediatas. Aqui tratamos as questões de ordem subjetiva, as posições pessoais, morais e éticas, envolvidas na prática, impossíveis de serem verificadas através de um questionário.

RESULTADOS:
Averiguamos diversas características sobre a prática da pirataria e a percepção que se tem dela, no meio musical acadêmico. Por exemplo, que ela não pode ser compreendida como um obstáculo, ou um inimigo a ser combatido para o estudante de música. Parece, ao contrário, como a cópia xerox do livro, que ela serve como um suporte para o estudante, como alternativa de baixo custo, mas também de acesso imediato ao bem, que muitas vezes não pode ser encontrado nas lojas locais. Esse acesso imediato diz respeito às possibilidades proporcionadas pela nova tecnologia digital que permite o download doméstico e pessoal de músicas, vídeos aulas, partituras e softwares ligados à música, a um simples clique, de bens inacessíveis por outros meios e, o melhor de tudo, gratuitamente.

CONCLUSÕES:
Concluímos que tudo isso configura uma hipótese geral para esta pesquisa segundo a qual é possível pensar que a pirataria, quando minimizados os valores capitalistas, tem uma dimensão positiva e democrática, seja no apoio ao acadêmico − financeiramente, ou através da praticidade de aquisição das informações necessárias à sua formação – seja no exercício do profissional músico ou do profissional educador musical.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Pirataria, Cópia, Tecnologia

E-mail para contato: joelderpompeo@hotmail.com