60ª Reunião Anual da SBPC




C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 4. Farmacologia

EFEITO GASTROPROTETOR DO MONOTERPENO CITRONELOL

Michelle Sally Pinto Cardoso1
Ricardo Henrique Leal Souza1
Damião Pergentino de Sousa3
Josemar Sena Batista2, 3

1. Departamento de Enfermagem - UFS
2. Orientador
3. Prof. Dr. - Departamento de Fisiologia - UFS


INTRODUÇÃO:
O citronelol é um monoterpeno acíclico encontrado em óleos essenciais de várias plantas medicinais. Como em estudos anteriores foi observado atividade antiulcerogênica em seus análogos estruturais 4-terpineol e elemol, o objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito gastroprotetor do monoterpeno citronelol. A importância da avaliação de novos compostos para o tratamento da úlcera está no fato dela ser uma doença que acomete grande parte da população mundial. Além disso, os medicamentos disponíveis atualmente para o tratamento dessa patologia custam caro e o seu acesso é muito difícil para a população de baixa renda. Por outro lado, a biodiversidade brasileira, constitui uma alternativa importante para estes medicamentos, o que torna necessário o investimento em pesquisas farmacológicas de plantas medicinais usadas popularmente nos distúrbios gastrintestinais, como também em compostos obtidos delas.

METODOLOGIA:
Foi avaliado o efeito gastroprotetor do citronelol (10, 20 e 30 mg/kg; v.o.) em modelos de úlcera induzida por etanol a 70 % e por indometacina (50 mg/kg; v.o.) em ratos Wistar. Foi investigado também a participação das prostaglandinas no mecanismo de ação gastroprotetora do citronelol. Na indução de úlcera por etanol, os animais foram agrupados em seis grupos e foram tratados por via oral com água destilada, tween 80 a 10%, ranitidina (50 mg/kg), citronelol (10, 20 ou 30 mg/kg). Após uma hora, os animais receberam etanol 70% por via oral e trinta minutos depois foram sacrificados, os estômagos retirados e as úlceras quantificadas. Nas úlceras induzidas por indometacina, foi utilizada a mesma técnica descrita para o etanol, sendo que este foi substituído pela indometacina na dose de 50 mg/kg, e os animais foram sacrificados após seis horas. Na investigação do mecanismo de ação gastroprotetora, os animais foram agrupados em quatro grupos e tratados com tween 80 a 10 % e citronelol (30mg/kg), sendo que, em dois dos grupos, os animais receberam um pré-tratamento com indometacina na dose de 10 mg/kg, por via subcutânea.

RESULTADOS:
Em úlceras induzidas por etanol, não houve diferença significativa nos índices de úlceras entre os animais tratados com água (IU = 79,0±14 mm) e tratados com o tween 80 (veículo usado para dissolver o citronelol, IU = 72,6±11,6 mm). A ranitidina preveniu a formação de úlceras (IU = 0 mm). O citronelol 10mg/Kg não apresentou efeito gastroprotetor, porém este efeito foi observado nas doses de 20 (IU = 13,8±2,8 mm) e 30 mg/Kg (IU = 5,9± 4,1 mm) em comparação ao IU de 72,6±11,6 mm observado no grupo tratado com tween. No teste de úlceras induzidas por indometacina, também não houve diferença significativa nos IU observados entre os animais tratados com água e os tratados com tween. A ranitidina 50 mg/Kg apresentou efeito gastroprotetor com IU = 2,9±1,2 mm comparado com o IU = 33,0±3,9 mm observado no grupo tratado com água. Neste teste, o citronelol apresentou efeito gastroprotetor já na dose de 10 mg/Kg (IU = 18,2±1,4 mm), além da dose de 20 mg/Kg (mm) e 30 mg/Kg (7,4±2,5 mm) comparado com o grupo tratado com tween (IU = 32,3±3,8 mm). O estudo do mecanismo de ação do citronelol indicou o aumento da síntese de prostaglandinas como mecanismo gastroprotetor nas úlceras induzidas por etanol.

CONCLUSÕES:
Estes resultados mostram que o citronelol apresenta atividade gastroprotetora em doses pequenas, nos dois modelos de úlcera testados e indica o aumento da síntese de prostaglandinas como mecanismo gastroprotetor nas úlceras induzidas por etanol.

Instituição de fomento: CNPq e FAPITEC-SE.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  monoterpenos, óleos essenciais, úlcera

E-mail para contato: michellesally00@yahoo.com.br