H. Artes, Letras e Lingüística - 5. Semiótica - 1. Semiótica
O CENÁRIO (ON LINE) NOS CURSOS À DISTÂNCIA - NEAD/UFMT: UM ESTUDO DA LINGUAGEM COGNITVA
Dyolen Emanuel Vieira de Souza1 Rosemeire Pereira de Oliveira1 Lúcia Helena Vendrúsculo Possari1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
INTRODUÇÃO:Os processos educativos mudam com o passar do tempo, para aprimorar a demanda foi necessário aliar-se com outras mídias, sendo estas, auxiliares ao novo processo de educação mediado pelo Ciberespaço. Até onde estes processos podem atender a educação? A pesquisa visa analisar a demanda dos cursos ofertados pelo NEAD/UFMT – Núcleo de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Mato Grosso – e sua atuação no âmbito Nacional/Regional.METODOLOGIA:Através de pesquisa de abordagem qualitativa, tenciona-se mostrar o cenário dos cursos à distância, para nos oportunizar (estudiosos de comunicação, cultura e educação) reflexões acerca da hibridação dialógica – educação e cibercultura – agregando conhecimentos múltiplos aos estudantes e tutores dessa outra modalidade educacional.RESULTADOS:São levadas em conta as interações entre tutores e alunos, pelo do fórum e do chat através da web. Abordamos a importância das convenções dos símbolos e signos usados nos processos midiáticos pois tornaram chaves para o leitor imersivo, são: hipertextos, interfaces,hiperdocumentos no ciberespaço entre outros.
Os simulacros e simulações colocam em prática os significados adquiridos através dos signos convencionados da cibercultura, enriquecendo as práticas de interatividade do leitor (estudante), signos estes que adquirem novos significados em um novo contexto de aprendizagem, na Eduação Aberta a Distância.
CONCLUSÕES:Nessa fase de conclusão do trabalho, estamos investigando as causas da não-interação. A pesquisa continua para se verificar outras possibilidades.
Instituição de fomento: Universidade Federal de Mato Grosso
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave: Cibercultura, Ensino a Distância, Comunicação
E-mail para contato: rose.pop@hotmail.com
|
|