60ª Reunião Anual da SBPC




D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública

PERFIL DA POPULAÇÃO HIPERTENSA DE UMA COMUNIDADE DA CIDADE MATIPÓ-MG.

Renata Ferreira Pieroti Machado Pessoa1
Pedro Paulo do Prado Junior1
Lorena Pereira Magalhães1
Rodrigo Samuel Pereira Dutra1
Queila Cristina Ferreira Campos Martins1
Tatiana Santana Silva1

1. Faculdade Vértice


INTRODUÇÃO:
A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é um problema que acomete grande parte da população brasileira, e a cada dia vem atingindo pessoas cada vez mais jovens inclusive crianças, podendo também ser evidenciado nas mulheres grávidas. É preciso que a população se conscientize dos agravos da hipertensão arterial. A sociedade brasileira de cardiologia preconizou valores pressóricos para classificar o grau de hipertensão da população. Não podemos considerar e falar em valores pressóricos normais é necessário uma avaliação criteriosa dos fatores de riscos como herança familiar, tipo de ocupação, fumo, álcool, práticas de exercícios físicos e a adoção de hábitos saudáveis de vida. O Ministério da Saúde elaborou um programa o HIPERDIA, para que os municípios fizessem a monitorização mais apropriada do seu hipertenso, proveu recursos para a aquisição de medicamentos e traçou estratégias para elaboração de atividades nas unidades de saúde para a prevenção da hipertensão e seus agravos.

METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado, no período de fevereiro e março de 2008. O objetivo principal da pesquisa foi traçar o perfil do hipertenso do bairro Palhada na cidade de Matipó. Para atingir o objetivo utilizou-se a entrevista com base em um questionário estruturado previamente elaborado, aplicado na residência dos entrevistados. O objeto da pesquisa foram 45 hipertensos moradores do bairro palhada, escolhidos aleatoriamente que concordaram em participar da pesquisa. Durante vários dias os pesquisadores visitaram o Bairro Palhada, de casa em casa para identificar os portadores de hipertensão. Após a confirmação do diagnóstico foi apresentado o objetivo e finalidades da pesquisa. E os entrevistados assinaram o termo de compromisso de participação da pesquisa.

RESULTADOS:
Após a análise dos dados observou-se que a adesão à pesquisa ocorreu mais no sexo feminino totalizando 34 mulheres, onde 05 delas apresentaram hipertensão durante a gestação. A idade do maior número de participantes compreende a faixa etária entre 61 a 70 anos um total de 16 participantes, seguido da faixa etária de 51 a 60 anos representada por 13 entrevistados, 12 dos entrevistados possuem mais de 70 anos, 05 entrevistados são menores de 50 anos. Em relação ao estado civil 27 deles são casados,11 são viúvos, 05 solteiros e 02 são divorciados. Em relação aos hábitos de vida 37 deles não relatam uso de tabaco e álcool, e 08 manifestam fazer uso das duas substâncias. Todos os entrevistados relatam fazer uso de algum medicamento, porém apenas 31 deles visitam o médico com freqüência. Em relação ao tipo de alimentação 25 deles relatam alimentação controlada e 20 não fazem o controle da dieta. Em relação às praticas de atividades físicas ou trabalho 43 deles relatam não realizar qualquer tipo atividade.

CONCLUSÕES:
Devido ao fato da pesquisa ter sido realizada por visitação aleatória aos domicílios, e durante o horário em que a maior parte da população está trabalhando a maior faixa etária concentra-se em pessoas acima de 51 anos, porém cabe ressaltar que a hipertensão não é uma patologia para pessoas de maior idade ela pode acometer qualquer faixa etária, onde devemos avaliar individualmente cada indivíduo. Porém percebe-se que existe um não conhecimento dos entrevistados a cerca de sua patologia, visto que muitos deles realizam tratamento medicamento sem orientação contínua de um profissional de saúde, outro agravante é o fato de quase a totalidade não exercer qualquer atividade física. Mesmo sendo esses indivíduos mais velhos, eles ainda possuem condições de produtividades e devem ser inseridos em atividades físicas e ainda serem trazidos para execução de praticas laborais em seu cotidiano.

Instituição de fomento: Faculdade Vértice – Matipó – MG

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Hipertensão, Educação em saúde, Promoção da saúde

E-mail para contato: pedropradojunior@yahoo.com.br