60ª Reunião Anual da SBPC




D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública

ME ACODE!: ITINERÁRIOS TERAPÊUTICOS DE UMA USUÁRIA COM HIPERTENSÃO ARTERIAL EM BUSCA PELO CUIDADO – UM CONVITE À REFLEXÃO SOBRE INTEGRALIDADE EM SAÚDE

Priscilla Shirley Siniak dos Anjos1
Phaedra Castro1
Roseney Bellatto1

1. Universidade Federal de Mato Grosso
2. Prof. Dr. Roseney Bellatto
3. FAEN - Faculdade de Enfermagem


INTRODUÇÃO:
Pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso que se propõe a contribuir com conhecimentos voltados a gestão, saberes e práticas na atenção à Hipertensão Arterial (HA) como condição crônica no município de Cuiabá-MT. Teve por objetivo analisar a trajetória de adoecimento e busca por cuidado de uma usuária com HA, sua compreensão do que seja essa condição crônica, bem como as redes de apoio formal e informal que tece nesse processo. Foi empregada a abordagem metodológica da História de Vida Focal (HVF) para realização da entrevista em profundidade e, a partir das narrativas aí obtidas, foi desenhado o Itinerário Terapêutico (IT) percorrido pela usuária e família, bem como a produção do cuidado disponibilizado para essa usuária junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Cuiabá.

METODOLOGIA:
Foi empregada a abordagem metodológica da História de Vida Focal para realização da entrevista em profundidade e, a partir das narrativas aí obtidas, foi desenhado o Itinerário Terapêutico (IT) percorrido pela usuária e família, bem como a produção do cuidado disponibilizado para essa usuária junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Cuiabá. Para a realização do IT foram empregados os recursos metodológicos do genograma e do ecomapa, bem como da estrutura temporal da busca por cuidados pela usuária.

RESULTADOS:
O IT permitiu a visualização do amplo acesso a diferentes serviços de saúde, porém com baixa resolutividade das necessidades de saúde da usuária em estudo. Salientamos as diferentes concepções de resolutividade que esta tem, mostrando-se restritas e vinculadas ao seu acesso a medicação, a realização de exames e ao estabelecimento de vínculo com os profissionais, especialmente médicos.

CONCLUSÕES:
Com base na análise dos dados questionamos as possibilidades que o SUS oferece para a garantia da integralidade e resolutividade, especialmente frente às condições crônicas de saúde, como é o caso da HA, bem como os múltiplos custos que recaem sobre a usuária e sua família. Ressaltamos a contribuição trazida pelo IT como ferramenta analítica em saúde que possibilita a compreensão clara da lógica e dos trajetos empreendidos pela usuária na busca por cuidados, e dos serviços de saúde no oferecimento destes.

Instituição de fomento: Universidade Fedral de Mato Grosso

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Integralidade em Saúde, Resolutividade em Saúde, Hipertensão Arterial

E-mail para contato: priscilladosanjos@yahoo.com.br