60ª Reunião Anual da SBPC




D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública

PREVENÇÃO DOS DEFEITOS DE FECHAMENTO DO TUBO NEURAL

Ariane Liamara Brito Sala1
Maria Aparecida Munhóz Gaíva2

1. Universidade Federal de Mato Grosso/ Faculdade de Enfermagem UFMT/FAEN
2. Prof. Dr. - FAEN/UFMT - Orientador


INTRODUÇÃO:
Os defeitos do tubo neural são caracterizados pelo não fechamento do mesmo durante o desenvolvimento embrionário, acarretando uma lesão aberta com danos medulares significativos. Acredita-se que estes defeitos ocorram pela interação de fatores genéticos e ambientais, que podem levar o individuo a morte (anencefalia); as que sobrevivem, geralmente apresentam incapacidade motora danos e deficiências graves e crônicas, como paralisia de membros inferiores, distúrbios da sensibilidade cutânea, úlceras de pele por pressão, ausência de controle urinário e fecal, deformidades músculo-esqueléticas, deficiência cognitiva e alergia ao látex. Além disso, com o fechamento da mielomenigocele, a maioria das crianças desenvolvem aumento de liquido céfalo-raquidiano nas cavidades cerebrais (hidrocefalia), que aumentam de tamanho exercendo pressão sobre o tecido cerebral. A pressão elevada faz com que o crânio aumente de volume, necessitando de tratamento cirúrgico para drenagem do líquido armazenado (MOORE, 2000).Este estudo é parte de uma pesquisa mais abrangente que se propõe estudar a qualidade de vida de crianças e adolescentes portadoras de Defeitos de Fechamento do Tubo Neural. O objetivo deste estudo é conhecer as formas e estratégias de prevenção dos DFTN.

METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter descritivo exploratório, realizada através de consulta a fonte de dados Lilacs - Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, disponibilizadas em suporte eletrônico (Internet) de trabalhos publicados no período de 1998 a 2005. A busca de referências em fontes de dados informatizados foi realizada através de utilização das palavras chave: defeitos do tubo neural, ácido fólico, prevenção de DFTN, espinha bífida e mielomeningocele.

RESULTADOS:
Como resultados da pesquisa bibliográfica, encontramos 20 publicações acerca da temática prevenção dos DFTN. Os trabalhos analisados permitiram destacar o conhecimento sobre a prevenção dos DFTN em 3 temáticas: papel do ácido fólico na prevenção primária de DFTN; recomendações de doses do ácido fólico e outras formas de prevenção de DFTN.

CONCLUSÕES:
Os estudos mostraram que a prevenção dos DFTN é possível e acessível a toda a população, pois pode ser feita basicamente através do uso suplementar do acido fólico por mulheres em idade fértil que desejam engravidar ou através da suplementação alimentar com folatos. Considerando que a prevenção dos DFTN não exige grandes investimentos financeiros, se faz necessário um maior empenho por parte das instituições de saúde, sejam elas públicas ou privadas, em implementarem em seus serviços de atendimento a mulher em idade fértil, rotinas e orientações para o uso preventivo do acido fólico e de uma alimentação saudável e rica em folatos para prevenir os DFTN. Porém, o desafio está sendo conscientizar as mulheres em idade fértil sobre os benefícios do consumo de ácido fólico e em capacitar os profissionais para o trabalho educativo nos serviços de saúde.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Ácido Fólico, Prevenção de DFTN, Espinha Bífida

E-mail para contato: arianesala@hotmail.com