60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

INCENTIVO A EFETIVAÇÃO DO ENSINO DE ASTRONOMIA EM NÍVEL FUNDAMENTAL UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS

Tamila Marques Silveira1
Milton Souza Ribeiro Miltão1

1. Departamento de Física, Universidade Estadual de Feira de Santana


INTRODUÇÃO:
Do ponto de vista da educação brasileira, o ensino fundamental, durante muitos anos, foi um período de escolaridade considerado como uma preocupação para os docentes. Assim, a necessidade de construir espaços de propostas articuladas, vem tornando mais coletivo o ato de ensinar nessa etapa. A Física, por exemplo, deve apresentar-se como um conjunto de competências específicas que permitam ao estudante perceber e lidar com os fenômenos naturais e tecnológicos presentes, tanto no cotidiano mais imediato quanto na compreensão do universo distante, a partir de princípios, leis e modelos por ela construídos. Logo, com a utilização de mapas conceituais em aulas de Física, será permitido o professor mediar com o estudante e trabalhar temas complexos como a Temperatura do Universo, que traz consigo conceitos básicos de origem astronômica, termodinâmica, eletromagnética e quântica. Com este enfoque, foi possível obter, através de um mapa conceitual por nós elaborado, uma proposta de Mapa Conceitual Teórico para o Ensino da Temperatura do Universo que servirá de base para a construção do mapa conceitual para o ensino fundamental.

METODOLOGIA:
Nosso trabalho teve suas ações pautadas em pesquisa bibliográfica relevante, discussões em seminários e com o orientador. As ações são as que seguem: - Estudo em livros de Marcos Moreira, nos quais comentam sobre avalições de aprendizagem e de conceitos pedagógicos importantes a linha de pesquisa; - Estudo em Revistas cientificas (SBF, Cientifica America, Galileu, Super Interessante, Fisica na Escola); - Estudo em livros didáticos do ensino fundamental, médio e superior; - Estudo em materiais como, os Pcns+ da área de Fisica e artigos de niveís cientificos e pedagógicos; - Pesquisas em internet; - Participação em palestras, seminários e defesas monográficas sobre algo relacionado ao tema. - Discussões com o orientador (Miltão) ; - Discussões com os colegas do grupo Fisica no Campus através de apresentações orais; - Discussões como outros docentes que trabalham com os assuntos relacionados ao tema : Prof. Fábio Freitas (Física - UEFS), Prof. Marildo Geraldete (Física - UEFS), Prof. Maria Duboc (Pedagogia - UEFS), Prof. Iron Alves (Pedagogia - UEFS), Prof. Lilian Pacheco (Pedagogia - UEFS). - Estudo do tema em artigos e livros científicos.

RESULTADOS:
Para melhor análise e exploração do tema, desenvolvemos nossa pesquisa a partir de considerações pedagógicas e físicas. Nas considerações pedagógicas são enfocadas as teorias de ensino/aprendizagem e seus respectivos psicopedagogos (Piaget, Vygotsky, Wallon, Paulo Freire, Ausubel e Novak). A partir daí, é possível traçar as dificuldades encontradas ao ensinar disciplinas como a Física, apoiando-se nos novos recursos educacionais e nos Pcn+ de Física. Nas considerações físicas, o intuito maior é descrever os conhecimentos físicos (conceitos básicos da Termodinâmica, do Eletromagnetismo, da Física Moderna e da Radiação Cósmica de Fundo em Microondas) associados à Temperatura do Universo, buscando sua compreensão nos aspectos fenomenológicos. Este esforço inicial é necessário para trabalharmos como deve ser estabelecido um ensino de astronomia ao nível fundamental (no qual temos estudantes iniciantes ao conhecimento em ciências) e, então podermos aplicar uma proposta de mapa conceitual para o ensino adequado da Temperatura do Universo, possibilitando ao estudante e ao docente a organização do conteúdo proposto e o conhecimento de um tema que tem grande interesse para o desenvolvimento da própria Física.

CONCLUSÕES:
Vê-se, portanto, que não se trata de apresentar ao jovem a Física para que ele simplesmente seja informado de sua existência, mas para que esse conhecimento transforme-se em uma ferramenta a mais em suas formas de sentir, pensar e agir. É perceptível que utilizar como eixo organizador do trabalho pedagógico as competências desejadas é manter sempre presente a explicitação de objetivos da educação, como também a transformação de uma estratégia para a ação dos professores. Assim, por exemplo, para desenvolver competências que requerem o sentido crítico será necessário privilegiar espaços de discussão, tanto na escola como na sala de aula. E os mapas conceituais são muito importantes neste sentido de análise de discussões. Então, o mapa elaborado por nós estabelece uma análise e organização do conteúdo “Temperatura do Universo”, o que propiciará, em outro trabalho, condições para, através da transposição didática, construirmos um outro mapa conceitual para o nível fundamental.

Instituição de fomento: PROBIC-UEFS

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Ensino de Astronomia, Temperatura do Universo, Mapas Conceituais

E-mail para contato: tamila_marques@yahoo.com.br