60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional

HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA: COMO O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UEFS VÊ A SUA IMPORTÂNCIA E A IMPLEMENTA

Milena dos Santos Pedreira1
Milton Souza Ribeiro Miltão1

1. Departamento de Física, Universidade Estadual de Feira de Santana


INTRODUÇÃO:
Os estudos em História da Ciência têm crescido significativamente nas últimas décadas, de modo que é possível encontrar um vasto material sobre o tema e percebe-se que com o passar do tempo, as técnicas e os métodos utilizados para esses estudos têm sidos aprimorados cada vez mais. Acreditando ser um tema interessante e que sua inserção no ensino de Física pode enriquecer a abordagem de diversos assuntos, este trabalho foi desenvolvido, tendo como objetivos tentar mostrar a importância da História da Ciência no ensino de Física e investigar se o curso de Licenciatura em Física da UEFS tem buscado dar subsídios para que os licenciandos trabalhem esse tema no ensino médio. Foi também feita uma análise dos currículos do curso de Licenciatura em Física, o de 1997 e o de 2004.

METODOLOGIA:
Para a realização deste trabalho, foi feita uma investigação preliminar através de fontes primárias e secundárias, com pesquisa bibliográfica, devido à vantagem de fornecer dados atuais e relevantes relacionados com o tema, a qual serviu de suporte para a fundamentação teórica do trabalho. Foi realizada também uma observação direta extensiva através de questionário, pois a utilização deste tem como vantagem, segundo Lakatos, a economia de tempo, abrange um maior número de pessoas simultaneamente, obtêm-se respostas mais rápidas e mais precisas, além de haver liberdades nas respostas em razão do anonimato, e também de existir menor risco de distorção pela influência do pesquisador

RESULTADOS:
O trabalho apresentou alguns resultados interessantes no que tango a aplicação da História da Ciência no Ensino de Física. Inicialmente demonstramos que é vantajoso utilizar a história da ciência no Ensino, pois além de possibilitar uma compreensão de como o conhecimento foi produzido, possibilita, em geral, uma compreensão dos conceitos associados a tal conhecimento. Também se pôde demonstrar que essa prática pedagógica se consubstancia em uma ação transdisciplinar ao considerarmos aspectos culturais que influenciam a produção do conhecimento. Em relação ao curso de licenciatura, obtivemos o resultado de que a proposta de 1997, em relação ao eixo histórico-epistemológico apresenta franca vantagem quando confrontada com a proposta de 2004 do citado curso.

CONCLUSÕES:
Diante do que foi tratado concluímos que, embora existam alguns percalços na utilização da História da Ciência no ensino de Física, como por exemplo, a formação deficiente de profissionais, o extenso conteúdo, a falta de material, percebemos que os argumentos favoráveis sobrepõem aos contrários. Na realidade, a proposta não é que se substitua o conteúdo programático, com seus conceitos, leis e teorias pelo simples tratamento histórico dos mesmos. O que se propõe é que ela seja utilizada no tratamento de conteúdos onde essa inserção seja pertinente, embora saibamos que a História da Ciência possui uma dimensão muito maior do que apenas ser utilizada para fins pedagógicos. Através desse trabalho também foi possível perceber que no Curso de Graduação da UEFS (com base nos resultados dos questionários, onde a maior dificuldade apontada pelos licenciandos (currículo de 1997) para trabalharem História da Ciência no ensino médio é a falta de preparo adequado durante a graduação) apresenta uma deficiência nesse sentido. Ou seja, mesmo o Curso propondo uma contextualização histórica da Física, os estudantes terminam a graduação sentindo que não tiveram intimidade com essa História. E ainda percebemos que o licenciado não foi devidamente preparado para fazer tal abordagem no ensino médio. Sendo assim, podemos entender que existe a carência não só de disciplinas que façam essa abordagem histórica e historiográfica, mas também de disciplinas que dêem uma noção de como o futuro professor pode trabalhar utilizando esta vertente.



Palavras-chave:  Ensino de Física, História da Ciência, Licenciatura em Física

E-mail para contato: mylasan@hotmail.com