60ª Reunião Anual da SBPC




C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 1. Farmacologia Bioquímica e Molecular

EFEITO PRÉ-SINÁPTICO DO ANESTÉSICO PROPOFOL SOBRE A TRANSMISSÃO COLINÉRGICA NEUROMUSCULAR

Luciana Ferreira Leite1
Renato Santiago Gomez2
Marcus Vinícius Gomez3
Cristina Guatimosim1

1. Laboratório de Biologia da Neurotransmissão, Departamento de Morfologia, UFMG
2. Departamento de Cirurgia, Faculdade de Medicina, UFMG
3. Laboratório de Neurofarmacologia, Departamento de Farmacologia, UFMG


INTRODUÇÃO:
Propofol é um anestésico venoso de curta duração, utilizado para indução de anestesia geral. Foi demonstrado que este agente também pode interferir com a função neuromuscular. Apesar de extensiva investigação, o mecanismo pelo qual o propofol altera a neurotransmissão neuromuscular permanece desconhecido.

METODOLOGIA:
Neste estudo, foi utilizada a sonda fluorescente FM1-43 para visualizar o efeito do propofol sobre a exocitose de vesículas sinápticas na junção neuromuscular. O FM1-43 é uma molécula anfipática, capaz de ligar a membranas, mas incapaz de permeá-las. A fluorescência emitida é maior em meio apolar do que em solução aquosa. Estas propriedades permitem monitorizar o processo de reciclagem de vesículas sinápticas, medido pela variação da fluorescência emitida pelo marcador. As imagens foram obtidas em microscópio de fluorescência acoplado a câmera de CCD e quantificadas no programa Image J. Os gráficos foram realizados no programa SigmaPlot.

RESULTADOS:
Observou-se que concentrações clinicamente relevantes de propofol aumentaram a exocitose basal espontânea, monitorizada pelo decréscimo da fluorescência do marcador FM1-43. Este efeito mostrou-se dependente de calico extracelular. Por outro lado, concentrações superiores de propofol não afetaram a exocitose espontânea, mas inibiram a exocitose dependente de sódio, evocada por 4-aminopiridina. Estas doses não afetaram a exocitose independente de sódio, evocada por KCl. Esta ação foi similar e não aditiva à observada com tetrodotoxina, uma toxina bloqueadora de canais de sódio.

CONCLUSÕES:
Estes achados sugerem a existência de um efeito pré-sináptico do propofol sobre a transmissão neuromuscular e podem contribuir com o entendimento dos mecanismos moleculares de ação deste importante agente anestésico.

Instituição de fomento: Fapemig

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  propofol, junção neuromuscular, FM1-43

E-mail para contato: lucfleite@yahoo.com.br