60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 1. Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico

ESTRATÉGIAS DE GESTÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA INDÚSTRIA PAULISTA DO SETOR CALÇADISTA

Ingrid Vieira de Oliveira1
Celeste Aída Sirotheau Corrêa Jannuzzi1

1. Pontíficia Universidade Católica de Campinas


INTRODUÇÃO:
Diante do cenário industrial brasileiro, observa-se que o país ainda tem um longo caminho a percorrer em termos de política industrial, investimentos e estudos em Administração que contribuam para aumentar o grau de competitividade de suas indústrias. Assim, este projeto de pesquisa propõe-se a discutir as estratégias de gestão e inovação tecnológica das indústrias paulistas do setor calçadista. Trata-se de uma análise empírica com base nos dados da Pesquisa de Atividade Econômica Paulista (PAEP), produzida pela Fundação SEADE (Fundação Sistema Estadual de Dados do Estado de São Paulo), que busca identificar e caracterizar o estágio apresentado pelas indústrias paulistas do setor calçadista em relação às estratégias de gestão e inovação tecnológica, diante do contexto político e econômico brasileiro. Para a indústria Paulista, esta pesquisa se apresenta relevante no direcionamento de suas ações em um ambiente competitivo, pois fornece subsídios para novas pesquisas e atividades de extensão ao avaliar nível de desempenho apresentado pelos diversos segmentos industriais em seus aspectos gerenciais, de atuação no mercado e inovação tecnológica. No âmbito do conhecimento da Administração, a importância desta pesquisa está na sua contribuição para a orientação de estudos mais específicos adequados à realidade das empresas industriais paulistas.

METODOLOGIA:
A análise a partir dos dados da Pesquisa de Atividade Econômica Paulista é focada no setor industrial de calçados, cujo recorte temático do universo de dados da PAEP é feito em relação às estratégias de gestão e inovação tecnológica. O desenvolvimento da pesquisa prevê a estruturação de um conjunto de tabelas geradas com as variáveis de interesse, cujos resultados são fundamentados nos conceitos disponibilizados na literatura em Administração e contextualizados no cenário político e econômico brasileiro. Sob esse enfoque, as estatísticas públicas nacionais se apresentam como uma importante ferramenta de análise dessa conjuntura. Os avanços teóricos e metodológicos observados no campo das estatísticas e ciências sociais aplicadas permitem que, hoje, no Brasil, se disponha de dados significativos, gerados pelas instituições governamentais, para a fundamentação de estudos sobre, por exemplo, a indústria nacional.

RESULTADOS:
Um dos principais setores industriais brasileiro, o setor calçadista vem vivenciando ao longo das décadas de 80, 90 e início dos anos 2000 mudanças expressivas em seu ambiente que tem influenciado de forma significativa a produtividade do setor. As indústrias de calçados têm apresentado resultados negativos ao longo dos anos influenciados pela política econômica brasileira, representada, entre outros fatores, pelo câmbio e pelos altos juros. Entretanto, observa-se que, nos primeiros resultados do estudo, o setor vem se destacando no lançamento de novos produtos, apontada como uma das estratégias prioritárias para a indústria nacional, segundo a Confederação Nacional das Indústrias. Entretanto, apesar dos esforços, a inovação no setor não oferece resultados significativos, pois o processo de produção ainda é em grande parte artesanal, determinando, assim, que a base da competitividade dos calçados brasileiros seja orientada pela disponibilidade de mão-de-obra a baixo custo.

CONCLUSÕES:
Observa-se que com alguns dados do levantamento realizado já é possível constatar que os desafios do setor calçadista se destacam pelo crescimento instável do mercado interno e o papel dominante da China nos mercados externos. As oportunidades são as mudanças no mercado brasileiro de calçados, principalmente a crescente importância da moda no gosto dos consumidores, a oferta de métodos modernos de gestão e o potencial de apoio de várias instituições, para a formação de parcerias e iniciativas coletivas.

Instituição de fomento: CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Indústria calçadista, inovação tecnológica, estratégia de gestão

E-mail para contato: gui_vieira@hotmail.com