60ª Reunião Anual da SBPC




B. Engenharias - 1. Engenharia - 6. Engenharia de Produção

MODELAGEM E ANÁLISE DO PROCESSO DECISÓRIO A NÍVEL TÁTICO-OPERACIONAL EM COOPERATIVAS AGROINDUSTRIAIS

Juliano Munik1, 2
Roberto Max Protil1, 3

1. Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
2. Departamento de Ciências Exatas – CCET / PUCPR
3. Prof. Doutor - Programa Pós-Graduação em Administração - PPAD


INTRODUÇÃO:
A globalização cria novas exigências e modela o mercado de trabalho impondo a necessidade dos gestores empresariais obterem vantagens competitivas em processos de negociação. A negociação é uma ferramenta presente constantemente na vida contemporânea das pessoas onde ocorrem ganhos, trocas, perdas de concessões e barganhas. Este processo tem como características as partes envolvidas chegarem a um objetivo comum, acontecer troca mútua de bens e resolução de conflitos. Algumas práticas efetivas como ética, cultura, valores pessoais, situações políticas, sociais e econômicas são algumas variáveis que delimitam a preservação e a integridade na tomada de decisão diante da negociação. Através da Metodologia de Dinâmica de Sistemas, no qual a estrutura da Cooperativa é mapeada e identificada suas variáveis inter-relacionadas no processo de Decisão Política da organização, tendo como ferramenta de apoio o software Vensin, que modela e simula situações complexas, identificando seus enlaces causais existentes.

METODOLOGIA:
O projeto segue o modelo de pesquisa exploratório, uma investigação sistemática sobre o nível da análise da organização, visando o estudo aprofundado do processo decisório político na Cooperativa Agroindustrial. Gerando um estudo de caso. Realizado através de visitas técnicas, feitas com entrevistas estruturadas, os dados e as informações levantadas são analisadas e discutidas em um grupo de pesquisa ligado a área de Processos Decisórios.

RESULTADOS:
Neste estudo foi analisado o processo de decisão política em uma Cooperativa Agroindustrial utilizando-se a Metodologia de Dinâmica de Sistemas, através do qual podemos desenvolver um mapa mental do processo de negociação, identificando suas variáveis e relações causais existentes. Apresentando um modelo conceitual do processo de negociação existente em uma Assembléia Política que é realizada para discussão e aprovação de projetos de investimentos.

CONCLUSÕES:
Este estudo permitiu aprofundar os conhecimentos relacionados ao processo de negociação e decisão em uma Cooperativa enfatizando-se os aspectos éticos, e através do modelo desenvolvido será possível em uma próxima etapa desenvolver um modelo computacional que simula diferentes situações da organização.

Instituição de fomento: CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Negociação, Pensamento Sistêmico, Cooperativas Agroindustriais

E-mail para contato: jmunik@ibest.com.br