60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem

A DIDÁTICA PRODUZIDA PELO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO CONTRADITÓRIO DA SUA PRÁTICA- REFLEXÃO E ANÁLISE.

Silvia Lúcia Marques de Vasconcellos1
Pura Lúcia Oliver Martins2

1. Pontíficia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR
2. Profa. Dra. / Orientadora - PUC-PR


INTRODUÇÃO:
O tema desta pesquisa é a didática prática desenvolvida pelos docentes em um momento de significativas transformações sociais em que a educação é desafiada a favorecer a igualdade de oportunidades, contemplando a realidade e as necessidades do sujeito, possibilitando a participação e o acesso aos saberes em todas as classes sociais. A escola não pode ficar alheia à necessidade de oferecer uma formação que possibilite a construção do conhecimento de forma crítica, reflexiva, autônoma e que leve em conta a realidade histórica e social. A interação e a intervenção do professor como mediador destas relações possibilitam a concretização de uma educação comprometida que priorize a formação de cidadãos autênticos, críticos e autônomos, bem como a discussão das relações e da forma como a escola organiza o seu trabalho. Nesta perspectiva, se faz necessário levantar as ações docentes, procurando detectar e analisar práticas que se propõem a desenvolver uma ação alternativa, estruturar teoricamente essas iniciativas considerando suas implicações pedagógicas e organizacionais com o objetivo de socializar esse conhecimento por meio da elaboração de cadernos de experiências de ensino O tema desta pesquisa é a didática prática desenvolvida pelos docentes em um momento de significativas transformações sociais em que a educação é desafiada a favorecer a igualdade de oportunidades, contemplando a realidade e as necessidades do sujeito, possibilitando a participação e o acesso aos saberes em todas as classes sociais. A escola não pode ficar alheia à necessidade de oferecer uma formação que possibilite a construção do conhecimento de forma crítica, reflexiva, autônoma e que leve em conta a realidade histórica e social. A interação e a intervenção do professor como mediador destas relações possibilitam a concretização de uma educação comprometida que priorize a formação de cidadãos autênticos, críticos e autônomos, bem como a discussão das relações e da forma como a escola organiza o seu trabalho. Nesta perspectiva, se faz necessário levantar as ações docentes, procurando detectar e analisar práticas que se propõem a desenvolver uma ação alternativa, estruturar teoricamente essas iniciativas considerando suas implicações pedagógicas e organizacionais com o objetivo de socializar esse conhecimento por meio da elaboração de cadernos de experiências de ensino O tema desta pesquisa é a didática prática desenvolvida pelos docentes em um momento de significativas transformações sociais em que a educação é desafiada a favorecer a igualdade de oportunidades, contemplando a realidade e as necessidades do sujeito, possibilitando a participação e o acesso aos saberes em todas as classes sociais. A escola não pode ficar alheia à necessidade de oferecer uma formação que possibilite a construção do conhecimento de forma crítica, reflexiva, autônoma e que leve em conta a realidade histórica e social. A interação e a intervenção do professor como mediador destas relações possibilitam a concretização de uma educação comprometida que priorize a formação de cidadãos autênticos, críticos e autônomos, bem como a discussão das relações e da forma como a escola organiza o seu trabalho. Nesta perspectiva, se faz necessário levantar as ações docentes, procurando detectar e analisar práticas que se propõem a desenvolver uma ação alternativa, estruturar teoricamente essas iniciativas considerando suas implicações pedagógicas e organizacionais com o objetivo de socializar esse conhecimento por meio da elaboração de cadernos de experiências de ensino O tema desta pesquisa é a didática prática desenvolvida pelos docentes em um momento de significativas transformações sociais em que a educação é desafiada a favorecer a igualdade de oportunidades, contemplando a realidade e as necessidades do sujeito, possibilitando a participação e o acesso aos saberes em todas as classes sociais. A escola não pode ficar alheia à necessidade de oferecer uma formação que possibilite a construção do conhecimento de forma crítica, reflexiva, autônoma e que leve em conta a realidade histórica e social. A interação e a intervenção do professor como mediador destas relações possibilitam a concretização de uma educação comprometida que priorize a formação de cidadãos autênticos, críticos e autônomos, bem como a discussão das relações e da forma como a escola organiza o seu trabalho. Nesta perspectiva, se faz necessário levantar as ações docentes, procurando detectar e analisar práticas que se propõem a desenvolver uma ação alternativa, estruturar teoricamente essas iniciativas considerando suas implicações pedagógicas e organizacionais com o objetivo de socializar esse conhecimento por meio da elaboração de cadernos de experiências de ensino O tema desta pesquisa é a didática prática desenvolvida pelos docentes em um momento de significativas transformações sociais em que a educação é desafiada a favorecer a igualdade de oportunidades, contemplando a realidade e as necessidades do sujeito, possibilitando a participação e o acesso aos saberes em todas as classes sociais. A escola não pode ficar alheia à necessidade de oferecer uma formação que possibilite a construção do conhecimento de forma crítica, reflexiva, autônoma e que leve em conta a realidade histórica e social. A interação e a intervenção do professor como mediador destas relações possibilitam a concretização de uma educação comprometida que priorize a formação de cidadãos autênticos, críticos e autônomos, bem como a discussão das relações e da forma como a escola organiza o seu trabalho. Nesta perspectiva, se faz necessário levantar as ações docentes, procurando detectar e analisar práticas que se propõem a desenvolver uma ação alternativa, estruturar teoricamente essas iniciativas considerando suas implicações pedagógicas e organizacionais com o objetivo de socializar esse conhecimento por meio da elaboração de cadernos de experiências de ensino O tema desta pesquisa é a didática prática desenvolvida pelos docentes em um momento de significativas transformações sociais em que a educação é desafiada a favorecer a igualdade de oportunidades, contemplando a realidade e as necessidades do sujeito, possibilitando a participação e o acesso aos saberes em todas as classes sociais. A escola não pode ficar alheia à necessidade de oferecer uma formação que possibilite a construção do conhecimento de forma crítica, reflexiva, autônoma e que leve em conta a realidade histórica e social. A interação e a intervenção do professor como mediador destas relações possibilitam a concretização de uma educação comprometida que priorize a formação de cidadãos autênticos, críticos e autônomos, bem como a discussão das relações e da forma como a escola organiza o seu trabalho. Nesta perspectiva, se faz necessário levantar as ações docentes, procurando detectar e analisar práticas que se propõem a desenvolver uma ação alternativa, estruturar teoricamente essas iniciativas considerando suas implicações pedagógicas e organizacionais com o objetivo de socializar esse conhecimento por meio da elaboração de cadernos de experiências de ensino

METODOLOGIA:
A pesquisa é de abordagem qualitativa, modalidade estudo de caso. A coleta de dados se fez por meio de pesquisa bibliográfica e documental, observação participante com registros etnográficos. Participaram da pesquisa três professoras do Ensino Fundamental de uma escola da rede particular de ensino. A escolha das professoras teve como critério o tempo de experiência no magistério (mais de 20 anos) e a participação na construção do projeto político-pedagógico da escola. No diário de campo, foram anotadas todas as atividades desenvolvidas, as dinâmicas de relacionamento, as falas, as soluções de conflitos, as formas de avaliação, a participação dos alunos, as atividades extra-classe, enfim, todas as atividades realizadas pelas professoras num processo de registro etnográfico. O registro escrito permitiu sistematizar as experiências e forma consciente e fundamentada teoricamente. Como aporte teórico foi utilizado estudos de Ilma Veiga, Vygotsky e Martins. Esse registro possibilitou a elaboração e um caderno de experiências que poderá ser utilizado como material didático na formação de professores, favorecendo, assim, uma aproximação importante com as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas

RESULTADOS:
Tomando como eixo de análise dos dados da pesquisa a concepção da teoria como expressão de ações práticas, a análise está estruturada em duas partes, quais sejam: a) breve caracterização da prática pedagógica desenvolvida pelos professores sujeitos da pesquisa resultante das observações registradas de forma etnográfica, b) análise dos resultados pela articulação teoria-prática. As observações realizadas apontaram para uma prática docente coerente com a proposta pedagógica da escola, onde a participação dos alunos neste processo é valorizada pelas professoras, o diálogo é uma constante na relação professor-aluno. A escola pesquisada construiu de forma democrática e participativa o seu projeto político-pedagógico. O fato da reformulação do documento ter partido do desejo dos professores foi um dos elementos mais significativos da pesquisa. As professoras envolvidas na pesquisa participaram do processo de construção e de reformulação do projeto. A escola oportuniza a manutenção destes acordos promovendo momentos de estudo e de reflexão. Para manutenção desses acordos e o aprimoramento das formas de trabalho, a escola vem oportunizando diferentes iniciativas que possam ser socializadas e que resultem na melhoria da qualidade do trabalho.

CONCLUSÕES:
A sistematização dos dados indica que o engajamento dos professores na construção do projeto político-pedagógico, está refletindo no processo de ensino aprendizagem e das ações coletivas observadas. Essa iniciativa das professoras é significativa e positiva, uma vez que foram despertadas a reconhecer em seu trabalho a possibilidade de gerar trocas e socializar de forma democrática estabelecendo uma organização diferenciada de trabalho onde o próprio grupo constrói seu conhecimento e reflete sobre suas práticas. Assim sendo, o estudo apontou que a escola pode promover a manutenção da sua proposta em torno de um projeto específico estimulando ações que levem o professor a refletir cada vez mais sobre as suas ações, reconhecendo o projeto político-pedagógico como documento importante na instituição ampliando a discussão sobre a organização do trabalho, os processos de ensino- aprendizagem e as relações de trabalho no interior de escola. Entendo que essa discussão precisa alcançar a Rede Pública de Ensino onde a participação dos professores na construção de seu projeto político–pedagógico desenvolverá um sentimento de pertença, de participação de todos os elementos em um projeto comum. Espero que esse estudo possa colaborar no sentido de mostrar ser impossível priorizar o ensino fundamental, no Brasil, sem associar intrinsecamente empenho igual na pesquisa universitária nessa área.

Instituição de fomento: CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Ação Docente, Didática prática, Teoria- Prática.

E-mail para contato: silvinhacellos@uol.com.br