60ª Reunião Anual da SBPC




E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 6. Recursos Florestais e Engenharia Florestal

AVALIAÇÃO DA VEGETAÇÃO DA MATA DE GALERIA DO RIBEIRÃO DO GAMA NA FAZENDA ÁGUA LIMPA, DF NO PERÍODO DE 1986-2004

Vanessa Pessanha Tunholi1
Jeanine Maria Felfili1

1. UnB - Departamento de Engenharia Florestal


INTRODUÇÃO:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a dinâmica da vegetação da Mata de Galeria do Ribeirão do Gama (15º56’43’’S – 47º36’21’’W) considerando um período de 18 anos (1986 a 2004) e a similaridade e diversidade entre a composição florística da regeneração em relação ao estrato arbóreo. Foi efetuada a classificação das parcelas pelo método TWINSPAN para se analisar a distribuição das espécies nas parcelas.

METODOLOGIA:
A Mata do Gama, localizada na Fazenda Água Limpa, no Distrito Federal, contém 151 parcelas permanentes de 10x20 m (200m²) ao longo de dez linhas perpendiculares ao córrego, contendo subparcelas de 100 m², 25 m², 4 m² para amostragem da regeneração natural (indivíduos com diâmetro inferior a 10 cm).

RESULTADOS:
Foram amostradas 54 famílias e 134 espécies para toda a comunidade. Dentre estas, 5 famílias e 17 espécies não ocorreram na regeneração. A similaridade entre a regeneração e o estrato arbóreo pelo coeficiente de Sørensen foi de 0,813. A diversidade Shannon foi 3,62 (mudas não estabelecidas), 3,73 (mudas quase estabelecidas), 3,80 (arvoretas estabelecidas) e 3,82 (árvores). A maior parte das espécies abundantes como árvores também foram abundantes na regeneração, com algumas exceções.

CONCLUSÕES:
A alta similaridade entre os dois estratos, o aumento da densidade de indivíduos em classe superiores de altura, a diminuição da densidade de espécies pioneiras e da densidade de regeneração natural sugerem um equilíbrio dinâmico e a possibilidade de manutenção da diversidade de espécies e estrutura em condições sem distúrbios.

Instituição de fomento: CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Sucessão florestal, fitossociologia, Mata de Galeria

E-mail para contato: vanessa.tunholi@gmail.com