60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 12. Psicologia

AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES COGNITIVAS DE ADULTOS: ESTUDO 1 CONSTRUÇÃO DE TESTES VERBAIS ÁREAS: HUMANAS

Solange Muglia Wechsler1
Natália Corrêa Dias Pinheiro1

1. Pontifícia Universiade Católica de Campinas


INTRODUÇÃO:
Este projeto visa construir, validar e normatizar uma bateria de testes para avaliação das habilidades cognitivas de adultos. A relevância desta bateria será a de suprir uma lacuna no nosso país para avaliação da inteligência do adulto, considerando que são poucos os instrumentos existentes para esta finalidade na nossa realidade, e que estes, na sua quase totalidade, limitam a compreensão do funcionamento intelectual a uma grande habilidade (fator G) ou em duas grandes áreas de funcionamento (verbal e não verbal). Neste sentido, a bateria proposta pretende apoiar-se no modelo teórico mais aceito internacionalmente para compreensão do funcionamento intelectual, que é o de Carroll-Horn-Cattell (CHC), que propõe a compreensão da inteligência em fatores principais e secundários. Além disto, esta nova bateria pretende basear-se na estrutura de subtestes apresentada na Bateria Woodcock-Johnson III, que foi adaptada e validada em nossos estudos anteriores para crianças e jovens brasileiros (7-17 anos) e encontra-se em fase de finalização do processo de normatização.

METODOLOGIA:
A pesquisa está sendo desenvolvida por meio de um grande estudo, que se inicia com o seguinte objetivo: Estudo 1) Construção de itens para a parte verbal da bateria e adaptação desta para administração coletiva. . A amostra foi composta por 36 jovens ( 17 homens e 19 mulheres) inscritos em um curso de Ciências Humanas.

RESULTADOS:
Os resultados obtidos indicam que dentre os cursos que participaram deste estudo cerca de 23,5% nas palavras que compõe a lista de sinônimos, 9,2% das palavras da lista de vocabulário e 18,7% das palavras da lista de antônimo serão excluídas por serem muitodificeis.

CONCLUSÕES:
Esta amostra serviu para análise da dificuldade dos itens construídos. O procedimento no Estudo 1 envolveu a construção de itens para os subtestes de vocabulário, sinônimos e antônimos, a partir de dicionários da língua portuguesa. Estes itens deverão compor listas de palavras a serem apresentadas aos indivíduos, em forma coletiva. A composição final dos itens para os subtestes verbais será unida, em estudo posterior, com os demais testes não verbais, existentes na WJ-III.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Avaliação Psicológica, testes, Inteligência

E-mail para contato: nataliacorreapsico@yahoo.com.br