61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 1. Turismo e Hotelaria
O GERENCIAMENTO AMBIENTAL EM EMPREENDIMENTOS HOTELEIROS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM HOTEL PADRÃO TURÍSTICO EM BELÉM-PA
João Gabriel Pinheiro Huffner 1
Sandra Mamede Vieira 1
1. ESCOLA SUPERIOR DA AMAZÔNIA - ESAMAZ
INTRODUÇÃO:

O cenário mundial do século XXI presencia o despertar de uma nova consciência da sociedade em relação à questão ambiental, que ganha dimensão devido à importância atribuída à proteção ao meio ambiente como um dos fatores-chave da sociedade atual. A preocupação ecológica e a crescente busca de alternativas de desenvolvimento sustentável levam as organizações empresariais, bem como o poder público, a planejar os investimentos em tecnologia antipoluente em solo, água, ar e florestas na busca de mecanismos de ação para incrementar o aproveitamento de resíduos, evitando a exploração indiscriminada de novos recursos naturais e o acúmulo de materiais desperdiçados.

Nesse sentido, o compromisso e a responsabilidade com a questão ambiental têm sido foco de discussões em diversas áreas do conhecimento. Desse modo, o poder público e organizações concentram esforços acerca de iniciativas de gestão ambiental sustentável sob áreas delimitadas e consideradas de “proteção ambiental”, visando à manutenção e a sensibilização da sociedade a questões ambientais.

 O presente artigo faz-se necessário devido a grande importância da gestão ambiental dentro dos meios de hospedagem  nos dias atuais, em que o setor hoteleiro e os outros tipos de hospedagem vêm se tornando um dos segmentos que mais se desenvolve  e gera lucro dentro da atividade turística no mundo inteiro.  Além de servir como fonte bibliográfica para futuras pesquisas sobre o tema, contribuindo como o conhecimento acadêmico e com o empreendimento estudado na reflexão sobre as questões ambientais e suas práticas.    

 Observa-se, assim, que o objetivo geral deste estudo envolve analisar as práticas de gestão e conscientização ambiental implantadas no Hotel Muiraquitã e como objetivos específicos têm-se o modelo estrutural de gestão ambiental  do  Hotel  sob  estudo;  identificar as práticas de gestão que favorecem a conscientização ambiental de clientes e colaboradores do Hotel Muiraquitã e verificar a importância dessas ações para a sustentabilidade ambiental.

Por fim, acredita-se na importância desta pesquisa e de todo o exposto e em sua possível contribuição para outras possíveis pesquisas, servindo como referencial bibliográfico a quem se interesse pelo tema, e para possíveis melhorias na qualidade dos serviços prestados e dos aspectos que envolvem as questões ambientais e a sustentabilidade em meios de hospedagem. Ficando claro que este estudo é apenas uma contribuição dentro de um ponto de vista mais amplo e continuo.

 

METODOLOGIA:

Em cumprimento aos objetivos descritos acima, este trabalho se caracteriza por um estudo de caso, apoiado em uma pesquisa exploratório-descritiva de caráter qualitativa, que se caracteriza por coletar dados primários e secundários.                                                                                                                                                   

Os dados primários, portanto é a pesquisa desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos, tendo a finalidade de fazer um levantamento do que está disponível em termos de informações e conhecimentos relativos à temática estudada.     

Os dados secundários foram coletados através de Estudo de Caso das práticas de gestão e conscientização ambiental implantadas no Hotel Muiraquitã. Os dados secundários envolvem o desenvolvimento de pesquisa de Campo através de aplicação de entrevista junto ao proprietário do hotel e visitações ao local da pesquisa para observações sendo definida como qualitativa.

 

RESULTADOS:

O Hotel Muiraquitã investe em soluções ambientalmente positivas e importantes para a mitigação de aspectos negativos da operação de hotéis.

Tais soluções focam principalmente a minimização do consumo de energia e o não desperdício nas dependências do empreendimento, para isso o hotel investiu em formas simples e fáceis de aplicação.

Nesse sentido o Hotel emprega os cartões inteligentes que comandam o uso de energia assim que o hóspede entra e sai do apartamento evitando que ele esqueça as luzes ou aparelhos ligados ao sair e controla o consumo.

Telhas transparentes, que auxiliam na iluminação do ambiente diminuindo o consumo de energia elétrica, dando um aspecto claro ao recinto, contribuindo assim com a não construção de novas usinas hidrelétricas. Aquecimento da água utilizada em chuveiros, duchas e copa são feitos por placas de captação de energia solar. Este tipo de medida contribui para a redução dos valores pagos pela energia elétrica e utiliza como fonte um recurso natural praticamente infinito e que é abundante durante o ano inteiro em nossa região, a energia solar.   E essa é uma medida integrada a todas as UH's do empreendimento Além de que o Hotel emprega o uso de lâmpadas econômicas em todos os setores e sensores de luz que acionam a iluminação somente com a presença de alguém.

Completando a analise o Hotel evidencia ações para um tratamento adequado aos resíduos sólidos produzidos durante os processos de entrada e saída de insumos anteriormente descritos e que fazem parte da rotina operacional de qualquer empreendimento hoteleiro  e que  deve receber uma atenção especial no intuito de propor soluções e destinos adequados  aos residuos e lixo gerados, através da coleta seletiva de todo o material encaminhando-o para reciclagem e reaproveitamento.

 

 

CONCLUSÃO:

Considerando-se a análise das ações ambientais adotadas pelo Hotel Muiraquitã, observou-se que suas práticas envolvem a utilização de tecnologias limpas e o uso de telhas transparentes e placas solares que visam à redução do consumo de energia, além de outras ações de responsabilidade social, como campanhas contra a prostituição infantil.

 No entanto, os resultados apresentados pela pesquisa indicam a necessidade de medidas que,  privilegiem a proteção ao meio ambiente como um  todo indivisível e também visem à melhoria de sua imagem institucional a partir de um maior comprometimento de seus colaboradores e aumento da criatividade em prol de sua preservação. Nesse sentido, caso o processo de gestão ambiental do Hotel Muiraquitã fosse efetivado na sua totalidade, permitiria uma melhor análise e planejamento em relação à utilização de seus recursos naturais, assim como a operacionalização eficaz em relação aos equipamentos hoteleiros existentes no empreendimento.

Dessa forma, a implantação de Sistemas de Gestão Ambiental -  SGA`s deve constituir-se em prioridade na empresa que, a partir de políticas, programas e procedimentos devem conduzir suas atividades de modo ambientalmente seguro. Outro fator de sustentabilidade ambiental implica no treinamento e motivação para a questão da sustentabilidade ambiental que deve ser proporcionado aos colaboradores para atingir um melhor desempenho das atividades de maneira responsável em relação ao meio ambiente.

 A identificação foi possível a partir da verificação através da pesquisa de campo, na qual foi identificada a inexistência de treinamentos direcionados à melhoria das atividades desenvolvidas pelos colaboradores em prol da proteção e manutenção ambiental. Portanto, a análise das práticas de gestão ambiental resultou na observação de que o Hotel Muiraquitã necessita de uma revisão no planejamento e na operacionalização, a fim de que o compromisso e a responsabilidade com a questão ambiental seja, realmente, o foco principal da organização, considerando-se que a Gestão Ambiental é o processo de análise e planejamento corporativo em relação à utilização dos recursos naturais e preservação do meio ambiente e o caminho natural para atingir-se a sustentabilidade das organizações no longo prazo.

Palavras-chave: Turismo, Gestão ambiental, Hotelaria.