61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 5. Serviço Social da Saúde
DIREITO À SAÚDE: A QUESTÃO INDÍGENA NO PROCESSO DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR DA FUNDAÇÃO HOSPITAL ADRIANO JORGE EM MANAUS/AM NO BIÊNIO 2007/2008.  
Sandra Alice Aires dos Santos 1, 2
Rosiane Pinheiro Palheta 1, 2
Roberta Justina da Costa 1, 2
Diana da Silva Almeida 1, 2
1. Faculdade Salesiana Dom Bosco- FSDB
2. Fundação Hospital Adriano Jorge - FHAJ
INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃO: No Brasil, a política de saúde indígena é um desafio para os profissionais da área que devem estar adequando suas ações e serviços à diversidade sócio-cultural dos povos indígenas, de modo que facilitem o acesso aos serviços de saúde no plano lingüístico, geográfico ou na formação de Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e de outros profissionais. A concepção de saúde trazida pela Reforma Sanitária nos anos de 1980 tomando por base os princípios da universalidade, equidade e integralidade da saúde consagrada na Constituição federal de 1988, e regulamentada na Lei 8080/90, enfoca o  respeito às dimensões políticas, sociais e culturais ligadas à produção da saúde e da doença da população brasileira. Nesse sentido, é necessário considerar o contexto sociopolítico que perpassa a história da população indígena, esta marcada pela violência, envolvendo o genocídio, o etnocídio, a escravidão e a discriminação que ao longo dos anos enfraqueceu e diminuiu as populações desse grupo étnico. Os objetivos desse estudo foram analisar o atendimento aos povos indígenas a partir da realidade da Fundação Hospital Adriano Jorge em Manaus e traçar o perfil sócio-cultural dos pacientes indígenas atendidos no período 2007/2008.
METODOLOGIA:
METODOLOGIA: Nos procedimentos metodológicos do estudo utilizou-se para a coleta de dados a pesquisa documental tendo como base as fichas sociais arquivadas no Serviço Social a partir das quais são registrados os dados dos pacientes que passam pela fundação, a pesquisa de campo envolveu  visitas institucionais a Fundação Nacional de Saúde-FUNASA, Casa de Saúde do Índio-CASAI e Secretaria Municipal de Saúde buscando informações sobre o atendimento prestado por essas instituições às populações indígenas. Para a análise e interpretação dos dados o uso de tabelas, mapas e a análise de conteúdo.
RESULTADOS:
RESULTADOS: Os dados da pesquisa revelam que a maioria dos indígenas atendidos na FHAJ é da etnia Ticuna 15,62% dos casos entre os anos de 2007 e 2008, seguido dos Mura 12,5%. Porém, a maioria absoluta dos pacientes indígenas não teve a etnia identificada perfazendo o total de 53,1%, mais da metade, o que é bastante significativo, já que o indígena, de imediato, sabe a qual etnia pertence. Podemos inferir que a ausência de tal informação, pode estar associada à falta de registro no momento da entrevista social, ou a falta de conhecimento por parte do profissional que acompanhou o paciente no momento da internação e que respondeu à entrevista, ainda a omissão por parte do entrevistado em declarar sua etnia com receio de sofrer discriminação e preconceito por partes dos outros segmentos. Outra questão que merece destaque é sobre a diversidade cultural existente nos casos identificados, a origem dos indígenas internados. Eles vêm de diversos municípios do estado do Amazonas, sobretudo, de São Gabriel da Cachoeira perfazendo 34,38% dos casos atendidos. No Estado do Amazonas são diversas as etnias que vivem em áreas longínquas devido à grande extensão territorial e as formas de acesso aos municípios que compõem a região, onde o transporte se faz através da via fluvial cujo tempo de deslocamento dificulta ainda mais a viabilização do tratamento necessário que, na maioria das vezes é de urgência e emergência.
CONCLUSÃO:

CONCLUSÃO: Uma das questões preocupantes na atenção a saúde da população indígena, é o fato de que tanto as instituições que recebem os indígenas quantos profissionais que atuam na área da saúde não estarem preparados para receber essa demanda que cada vez mais vem crescendo. Outro fator é o receio do próprio indígena em identificar-se como tal. Esse fato deve-se ao preconceito e discriminação sofrida por eles ao longo da história e que perdura ainda na atualidade. É necessário que os profissionais de saúde estejam adequando suas práticas à realidade complexa que caracteriza a sociedade a qual estão inseridos para que os direitos dos povos indígenas sejam garantidos para além do direito à saúde. A característica da diversidade cultural existente no Estado do Amazonas e em Manaus, revelada de forma clara nos dados identificados apontaram indígenas de várias etnias e de vários lugares do Estado, nos colocando um desafio: o de estar atento para essa realidade e saber intervir de forma adequada e que garanta aos povos indígenas o direito à alteridade, o direito a ser respeitado, ao mesmo tempo, em suas diferenças e em suas especificidades.

Palavras-chave: Etnicidade, saúde, indígena.