61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 9. Imunologia - 3. Imunogenética
FREQÜÊNCIA DO POLIMORFISMO Asp299Gly DO TOLL-LIKE RECEPTOR-4 EM AMOSTRAS DE COARI-AMAZONAS.
Allyson Guimarães da Costa 1
Milena Jano Cheli Batista 2
Jefferson Dantas dos Santos 1
Almeida Andrade Casseb 2, 3
Vera Engracia Gama de Oliveira 2, 3
Maria Izabel Ovellar Heckmann 1, 4
1. Instituto de Saúde e Biotecnologia – Universidade Federal do Amazonas, ISB-UFAM
2. Instituto de Pesquisa em Patologias Tropicais, IPEPATRO
3. Universidade Federal de Rondônia - UNIR
4. Profa. Dra. / Orientadora
INTRODUÇÃO:

A imunidade inata é a primeira barreira de defesa imunológica humana contra inúmeros microorganismos, sendo efetuada principalmente por células dendríticas e macrófagos, que expressam receptores de membrana, entre estes os receptores Toll-Like (TLRs). Estes TLRs são uma família de receptores que em humanos compreendem 10 membros que identificam vários componentes bacterianos, parasitários e virais. O TLR4, reconhece Lipopolissacarídeos (LPS) presentes em bactérias gram-negativas, além de outros componentes microbianos como as âncoras de Glicosil-fosfatil-linositol de parasitas como os Plasmodium falciparum e Trypanossa cruzi. Este TLR possui dois polimorfismos que podem atenuar a resposta imune a esses componentes, sendo uma delas a variação Asp299Gly. Deste modo o objetivo deste estudo foi descrever a freqüência polimórfica deste marcador em indivíduos de Coari-Amazonas, dado que esta região não possui estudos direcionados a esta temática e tão pouco em indivíduos com elevada ancestralidade ameríndia.

METODOLOGIA:

A amostra é composta de 100 indivíduos provenientes do Hospital Regional de Coari – Amazonas. Do material biológico foi extraído o DNA segundo o protocolo descrito por Higuchi. Seguido de PCR para a amplificação do fragmento de DNA, utilizando primers específicos. Após amplificação o fragmento foi visualizado em PAGE a 6% e corados com AgNO, confirmada a amplificação o fragmento foi submetido a digestão com a Enzima NcoI e posteriormente visualizados. Para os cálculos das freqüências gênicas e equilíbrio em Hardy-Weinberg, foram utilizados os programas GENIOC, através do pacote Fregen.

RESULTADOS:

A análise dos resultados demonstrou que somente três indivíduos heterozigotos (0,03) portadores do polimorfismo Asp299Gly do TLR4. Quando aplicado o teste de χ2  estes apresentaram-se em equilíbrio de Hardy-Weinberg (χ2=0,025; p=0,1269). Na presente amostra as freqüências obtidas são menores que as observadas em populações caucasóides, provavelmente dado a contribuição tri-híbrida desta população e a elevada contribuição ameríndia nesta região.

CONCLUSÃO:

Em conclusão, foi observado que a freqüência desta variação polimórfica é menor que em populações caucasóides, no entanto, futuras analises deverão ser realizadas.

Instituição de Fomento: FAPEAM; IPEPATRO
Palavras-chave: TLR4, Polimorfismo Asp299Gly, Coari-AM.