61ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
ENSINO DE CIÊNCIAS E ASTRONOMIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
Luciana da Cunha Ferreira 1 Josefina Barrera Kalhil 2 Walter Esteves de Castro Junior 3 |
1. UEA - CDF 2. UEA 3. UFAM - CDF |
INTRODUÇÃO: |
Quando os livros didáticos
abordam o sistema solar, geralmente mostram um esquema que se constitui pelo
Sol e planetas, sendo que não estão
em escala os diâmetros do Sol e dos planetas e nem tão pouco
as distâncias dos planetas ao Sol e não há nenhuma referência
nos textos para verificação deste fato CANALLE, 1994. Outro
problema dos livros didáticos e que as figuras nunca obedecem às
escalas sobre as distâncias dos planetas com relação
ao sol. E quando tenta ser claro ele coloca uma tabela com as distâncias,
com números enormes, que ninguém consegue imaginar, e com isso
não conseguem mostrar nenhuma noção, aproximada que
seja da distribuição dos planetas ao redor do Sol. Em outros
livros observamos figuras do sistema solar, com representaçôes
dos planetas de forma enfileirada, dando a noção que os planetas
giram ao redor do sol em fila, ou seja, um ao lado do outro. |
METODOLOGIA: |
Em outubro de 2008, na semana de ciência e tecnologia,
e em novembro do mesmo ano, foram feitas atividades para verificar o conceito
que os alunos têm sobre astronomia. O apoio a esses jovens procurou
investigar o significado do nosso sistema Solar interagindo assim um contexto
direcionado ao Ensino de Astronomia, verificando os registros históricos
baseados nos acontecimentos, seus significados e suas percepções. |
RESULTADOS: |
A
realização das experiências fez com que os alunos desfrutassem
da ciência, se surpreendendo com as descobertas, e brincando com
sua própria capacidade de conhecer e sentir grande interesse e paixão
pelas atividades desenvolvidas durante o acompanhamento. Esse trabalho é para
proporcionar a esses alunos uma cultura que está presente no seu
dia a dia, ao amanhecer, e ao anoitecer, ou seja, mostrar a ciência
como uma dentre tantas outras formas de “ver” o mundo, colocando-os
em contextos diversos e amplos. É importante mostrar aos alunos
as diferentes formas de fazer ciência, buscando suscitar sua curiosidade
sobre ela, e não só com dados e fatos curiosos isolados.
A que curiosidade é uma característica importante nos
alunos, elas tentam entender como as coisas funcionam e como e o mundo
a sua volta (Massarini (2005) p 17). |
CONCLUSÃO: |
A
inserção de conteúdos de Astronomia para alunos do
Ensino Médio deve levar em conta as concepções de
alunos e de professores sobre fenômenos astronômicos e erros
conceituais freqüentes em livros didáticos, jornais e revistas
não especializadas. |
Instituição de Fomento: Universidade do Estado do Amazonas |
Palavras-chave: Educação, Ensino de Ciências , Astronomia. |