61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
MODIFICAÇÕES TÉCNICAS E NORMATIVAS DA CORRIDA COM BARREIRAS AO LONGO DOS TEMPOS: SUBSÍDIOS PARA O ENSINO DO ATLETISMO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA
Sara Quenzer Matthiesen 1
Ivan Luis dos Santos 1
1. Departamento de Educação Física, UNESP - Rio Claro/SP
INTRODUÇÃO:

A Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a Educação Física, implementada em 2008, prevê o ensino do processo histórico do atletismo. Entretanto, identificamos que os livros nacionais que abordam a sua história o fazem remetendo-se ora a eventos e a atletas específicos, ora a  regulamentos e a entidades esportivas. Ou seja, não há na área pesquisas capazes de subsidiar o ensino da história do atletismo na escola. Partindo dessa lacuna, nos propusemos a investigar a história de suas provas, visando sua aplicação em  aulas de Educação Física. Em particular, essa pesquisa investigou as alterações pelas quais passou a corrida com barreiras, objetivando a construção de um material didático, o qual, após comprovação de sua viabilidade, fosse capaz de subsidiar o trabalho do professor na escola. Com base nos dados coletados nessa pesquisa, organizamos as imagens e os registros históricos referentes às  modificações técnicas e normativas que fazem dessa prova o que ela é atualmente. Atingido esse objetivo, nos detivemos a comprovar  os benefícios provenientes do ensino da história dessa prova, ao aplicamos o material dessa pesquisa na escola, vislumbrando um exemplo de como a história do atletismo pode  ser trabalhada  como parte do conteúdo da Educação Física.

METODOLOGIA:

Pautada, num primeiro momento, em pesquisa documental, verificou-se, com base nos acervos de várias bibliotecas universitárias, bem como de informações veiculadas por revistas e web sites de Federações e Confederações nacionais e internacionais de atletismo, as alterações que ocorreram nas regras da corrida com barreiras, nos materiais específicos e movimentos técnicos,   entre outras coisas capazes de orientar o ensino de sua história em aulas de Educação Física na escola. Com base na organização desse material inexistente no campo do atletismo, procedeu-se a segunda fase dessa pesquisa, isto é, a aplicação desse conteúdo em aulas de Educação Física, com base na pesquisa-ação. Partindo-se da elaboração de atividades capazes de ensinar a corrida com barreiras a partir de sua história, foram ministradas duas aulas para uma  turma de 8ª série do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Estadual de Ensino de Rio Claro – SP, a fim de verificar a viabilidade da implementação dessa proposta na escola. Para análise dos resultados provenientes dessa pesquisa foram utilizados textos e dinâmicas de grupo  que identificaram o aproveitamento dos alunos em relação a essa proposta de ensino.

RESULTADOS:
Muitas foram as modificações que ocorreram na corrida com barreiras até se chegar a que  conhecemos atualmente. Oriunda da prova de steeple-chase pedestre”, a corrida com barreiras foi disputada em diferentes distâncias, com número distinto de barreiras, hoje padronizado em 10, qualquer que seja a prova. Das cercas de madeira, fixas no chão,  as barreiras passaram a ter a base em “T” e depois em “L”. Dos 0,759 metros iniciais, passaram a ter o máximo de 1,06 metros, nos 110 metros com barreiras masculino. Disputada em Jogos Olímpicos, pelos homens, desde 1896, as mulheres passaram a disputá-la apenas em 1932. Esses entre outros dados coletados subsidiaram  a elaboração de material didático voltado ao ensino da corrida com barreiras a partir de sua história. A fase de aplicação revelou ser essa proposta plenamente viável, já que os 35 sujeitos  participantes demonstraram, além da motivação, apreensão desse conteúdo. Assim, vivenciaram tanto os movimentos técnicos dos atletas da atualidade quanto aqueles de décadas passadas, utilizando os diferentes tipos de barreiras e regras existentes até então. Mais do que vivenciarem as modificações técnicas e normativas dessa prova, os alunos puderam analisá-las criticamente, verificando os motivos que levaram a essas mudanças.
CONCLUSÃO:
A pesquisa, composta por duas fases, evidenciou a viabilidade do ensino da corrida com barreiras, a partir de sua história. Primeiramente, resgatamos a história dessa prova, criando um material didático, cujo êxito foi comprovado em sua segunda fase, durante a aplicação em aulas de Educação Física. Ao propormos o  ensino da corrida com barreiras a partir de sua história, desde seu surgimento  até os dias atuais, propiciamos ao aluno não apenas um conhecimento de dados históricos, mas uma vivência contextualizada de elementos que foram fundamentais para a atual constituição dessa prova. O material proveniente dessa pesquisa, inexistente na área, visa contribuir para que outros professores ensinem a corrida com barreiras a partir de sua história. Com isso, os envolvidos nesse processo de ensino-aprendizagem – alunos e professores – se certificarão que as particularidades técnicas, o aprimoramento tecnológico das barreiras, das pistas e das vestimentas, a adequação e padronização de algumas regras, entre outras coisas, foram de grande importância para a evolução dessa prova, possibilitando aos atletas atingirem níveis técnicos bastante significativos na atualidade, razão pela qual, sua história merece ser conhecida.
Instituição de Fomento: PROGRAD/NE/UNESP;FUNDUNESP
Palavras-chave: Corrida com barreiras, Educação Física Escolar, História.