61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
O ENSINO DA ARTE E SEUS ENTRAVES NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA VISÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE MACAPÁ.
Isabel Cristina dos Santos Oliveira 1
Romualdo Tavares de Oliveira 2
1. Instituto de Ensino Superior do Amapá-IESAP
2. Colégio Amapaense-SEED/AP.
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho investigou as dificuldades enfrentadas no ensino da arte por professores que atuam na educação infantil da rede pública da cidade de Macapá. Assim, procurou-se identificar os fatores que dificultam o ensino da arte na educação infantil na visão destes profissionais. Muitos estudiosos como Dantas (1992) e Gardner (1997) afirmam que a arte faz parte da vida dos indivíduos desde a infância e exerce, nas crianças, uma grande influência. Dessa maneira, a educação através da arte, proporciona à criança a descoberta das linguagens sensitivas e de seu próprio potencial criativo, tornando-a mais capaz de criar, inventar o mundo que o circunda (TAVARES, 2008). Os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte apontam que tanto a Ciência quanto a arte respondem a necessidade da construção de objetos de conhecimento, interferindo, assim, na melhoria da aprendizagem dos alunos. Deste modo, identificar os fatores que dificultam o ensino da arte na educação Infantil contribui na reflexão sobre as ações do ensino da arte na implantação do currículo na educação infantil.

METODOLOGIA:

Participaram dessa pesquisa 10 professores da educação infantil, do quadro efetivo do município de Macapá, de 05 escolas públicas de educação infantil na cidade de Macapá. A pesquisa envolveu a aplicação de questionários com questões fechadas, que foram tabuladas e analisadas numa abordagem quantitativa.

RESULTADOS:

Os resultados desta pesquisa mostraram que 90% dos professores investigados afirmaram que o ensino da arte contribuía para a aprendizagem dos seus alunos, enquanto que 10% não responderam a questão. Com relação às atividades relacionadas à arte que são desenvolvidas no processo ensino-aprendizagem, 38,4% indicaram que lançam mão de atividades que envolvem a pintura, recortes e colagens, 27% disseram que utilizam o teatro e 34,6% afirmaram que trabalham com a música. Quando indagados, por meio do questionário, sobre as dificuldades do ensino da arte na educação infantil, 30,8% afirmaram que era a pressão dos pais pela alfabetização dos filhos, 23% disseram que era a falta de formação, 15,4% apontaram a falta de recursos financeiros como uma das grandes dificuldades, 7,7% indicaram a falta de recursos tecnológicos, 7,7% afirmaram que era a falta de tempo para planejamento, 7,7% disseram que era a concepção pedagógica da escola e 7,7% não responderam a questão.

CONCLUSÃO:

Diante dos resultados do presente estudo, conclui-se que o professor da educação infantil da rede pública de ensino da cidade de Macapá reconhece a importância do ensino da arte no desenvolvimento do indivíduo. Por outro lado, percebe-se a necessidade de que se possam desenvolver políticas efetivas de formação continuada para estes profissionais. Também, faz-se necessário a participação dos professores, funcionários, pais e/ou responsáveis dos alunos da educação infantil na locação dos recursos financeiros e na elaboração da proposta curricular e pedagógica das escolas do município.

Instituição de Fomento: Instituto de Ensino Superior do Amapá-IESAP
Palavras-chave: Educação infantil, Ensino da arte, Prática pedagógica.