61ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação |
O PERFIL DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DO ESTADO DO AMAPÁ: PRIMEIROS DELINEAMENTOS. |
Luan de Souza Macêdo 1 Romualdo Tavares de Oliveira 1 |
1. Universidade Vale do Acaraú/AP |
INTRODUÇÃO: |
O presente trabalho investigou a formação, a condição sócio-econômica, o tempo de serviço no magistério, dados étnicos, o acesso aos meios de transporte e a satisfação com a profissão dos professores de História que atuam no ensino médio público do Estado do Amapá. Assim, procurou-se estabelecer as características destes profissionais. Outros estudos mostram que conhecer o perfil dos sujeitos do processo de ensino-aprendizagem, especificamente os professores, contribui, de forma prática, nas discussões sobre o aperfeiçoamento deste processo (CERRI, 2007). No entanto, o que se tem visto são propostas de mudanças que, na maioria das vezes, estão fundamentadas em representações do professor construídas a partir de impressões esparsas, em vez de dados científicos. Desse modo, traçar o perfil do professor de História contribui no delineamento das ações de implantação do currículo e de aperfeiçoamento desses professores em serviço. |
METODOLOGIA: |
Participaram dessa pesquisa 56 professores de História, do quadro efetivo do estado do Amapá, de 14 escolas estaduais do ensino médio na cidade de Macapá. A pesquisa envolveu a aplicação de questionários com questões fechadas, que foram tabuladas e analisadas numa abordagem quantitativa. |
RESULTADOS: |
Os resultados desta pesquisa mostraram que 65,4% dos professores de História são do sexo masculino e 34,65% afirmaram ser do sexo feminino. 70,5% destes professores atuam no magistério entre |
CONCLUSÃO: |
Diante dos resultados, conclui-se que o professor de História do ensino médio público do estado do Amapá, na sua maioria, é de etnia afrobrasileira e de sexo masculino. Este profissional também demonstra um grau de satisfação positivo em relação à profissão, faz parte de uma classe sócio-econômica mais favorecida e que se utiliza de meios de transporte mais confortáveis. Por outro lado, este profissional é alguém que está em busca da consolidação de um repertório de saberes e da consolidação da prática pedagógica, por estar no início de carreira. Fase que Huberman (1995, p.47) caracteriza como “tateamento” ou “entrada”. Também utiliza a internet como principal ferramenta de formação em serviço. |
Instituição de Fomento: Universidade Vale do Acaraú-UVA/AP |
Palavras-chave: Professores de História, Perfil profissional, Formação contínua. |