61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
Elementos da Floresta e o Ensino de Ciências na Amazônia: Proposta Metodológica para Ensinar Ciências na Zona Rural Amazônica.
Maria Inez Pereira de Alcântara 1
Augusto Fachín Terán 1
1. Universidade do Estado do Amazonas - UEA
INTRODUÇÃO:
Pesquisa realizada em uma Escola Municipal, localizada no perímetro rural do Município de Manaus Estado do Amazonas, com o propósito de investigar sobre as possíveis contribuições dos elementos bióticos e abióticos como recursos didáticos para o ensino de ciências, no processo ensino-aprendizagem na Amazônia. O problema que lhe deu origem foi a docência com professores que desenvolvem suas práticas pedagógicas em escolas localizadas na zona rural e as reivindicações destes por recursos didático para o Ensino de Ciências.
METODOLOGIA:
Foi utilizada a abordagem qualitativa, com base nos pressupostos do Método de Investigação do Meio. Como técnica, recorreu-se à observação, entrevista e análise documental. Além disso, foram realizadas e convalidadas atividades com uma turma de 27 crianças, e um professor do segundo ano do segundo ciclo do Ensino Fundamental.
RESULTADOS:

A pesquisa teve como resultado, a elaboração de três artigos. O primeiro refere-se à Amazônia como um laboratório natural para Ensino de Ciências. O segundo retrata a maneira de como as práticas pedagógicas de Ensino de Ciências são desenvolvidas na área rural Amazônica. O terceiro artigo aborda às formas como os professores utilizam os recursos para o Ensino de Ciências na área Rural Amazônica. Em conseqüência dessa pesquisa, elaborou-se uma proposta metodológica intitulada: Elementos da Floresta e o Ensino de Ciências na Amazônia: Proposta Metodológica para Ensinar Ciências na Zona Rural Amazônica.

CONCLUSÃO:

O Ensino de Ciências nas escolas rurais ainda está ancorado no velho paradigma, cujo foco pedagógico  está pautado na repetição, e na memorização. As aulas são oferecidas uma vez por semana, e o único recurso utilizado é o livro didático. Os conteúdos são voltados para a realidade urbana fato que torna as aulas sem significado para os estudantes. Dai a relevância da proposta metodológica que ora apresentamos, pois a mesma aponta a pesquisa como eixo das atividades pedagógicas e sobretudo parte do contexto dos estudantes, utilizando os elementos da floresta como recurso didático, leva em consideração os conceitos prévios e potencializa os conteúdos conceituias, atitudinais e procedimentais.

 

Palavras-chave: Ensino de Ciências, Amazônia, Elementos da floresta.